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Percepção de barreiras para prática de atividade física em estudantes do curso de educação física
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Palavras-chave

Atividade física
Estudantes
Barreiras
Estilo de vida
Estudos transversais

Como Citar

BRAGA , A. K. de S. .; ALVES, F. R. .; SOUZA, E. A. de . Percepção de barreiras para prática de atividade física em estudantes do curso de educação física. Conexões, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022019, 2022. DOI: 10.20396/conex.v20i00.8664632. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8664632. Acesso em: 23 fev. 2024.

Resumo

Objetivo: identificar a percepção dos estudantes do curso de educação física, sobre as principais barreiras para prática de atividade física e sua relação com variáveis sociodemográficas. Metodologia: estudo transversal realizado com 1.369 estudantes (876 do sexo masculino; média de idade 24,7±6,5) do curso de educação física de dois centros urbanos do Ceará, Brasil. Foram coletadas informações sociodemográficas, prática de atividade física (sim ou não) e barreiras percebidas. O teste do Qui-quadrado foi utilizado para associação das variáveis sociodemográficas com as principais barreiras percebidas entre os estudantes que reportaram não praticar atividade física, adotando-se p≤0,05. Resultados: do total, 13,4%, (182 estudantes) não praticavam atividade física. As principais barreiras percebidas para a prática de atividade física foram, tempo dedicado aos estudos (53,5%), jornada de trabalho extensa (49,2%), tarefas domésticas (38,1%), falta de recursos financeiros (36,0%) e compromissos familiares (33,9%). As principais barreiras percebidas estiveram associadas ao trabalho, sendo o tempo dedicado aos estudos (p=0,034) e a jornada de estudos extensa (p=0,001) mais prevalentes entre os estudantes trabalhadores, enquanto que a falta de recursos financeiros (p=0,032) e os compromissos familiares (p=0,014) nos desempregados. Conclusão: o tempo dedicado aos estudos foi a principal barreira percebida. Entre as principais barreiras apenas a tarefa doméstica não esteve associada ao trabalho. Observou-se ainda que as principais barreiras percebidas são de cunho social.

https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8664632
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