Desafios e reflexões na Educação Física contemporânea

entrevista com Jorge Olímpio Bento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8666059

Palavras-chave:

Educação física, Esporte, Pedagogia do Esporte, Entrevista

Resumo

Este artigo expressa a entrevista realizada com o professor português Dr. Jorge Olímpio Bento, uma das grandes referências acadêmicas acerca da Pedagogia do Esporte, uma das disciplinas das Educação Física. O entrevistado é licenciado em Educação Física, Doutor em Educação e foi, durante 40 anos, docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Portugal). O objetivo do registro passou por compreender sua trajetória acadêmica, em meio aos imbricamentos e acontecimentos provenientes de sua engajada participação e profícua produção intelectual, que impactaram a área da Educação Física e do Esporte, tendo por base o livro “Desporto: discurso e substância”. Ainda, buscou inspirar e guiar reflexões pedagógicas às novas gerações de professores e professoras de Educação Física e Esporte, visando a superação de questões paradigmáticas ainda hegemônicas nestas áreas, bem como o desenvolvimento e consolidação de caminhos outros, pavimentados pela ciência, por estudos e pesquisas recentes, que norteiam – ou deveriam - vindouras e urgentes transformações nas relações de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente em Pedagogia do Esporte e Pedagogia do Jogo pela Universidade Estadual de Campinas. Docente na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.

Paulo Cesar Montagner, Universidade Estadual de Campinas

Livre-Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Docente na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.

Luis Felipe Nogueira Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas e integrante do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE) pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BENTO, Jorge Olímpio. Desporto: “matéria” de ensino. Lisboa: Editorial Caminho, 1987.

BENTO, Jorge Olímpio. Desporto: discurso e substância. Campinas: Editora da UNICAMP, 2013.

GUTS-MUTHS, Johann Christoph Friedrich. Gymnastik für die Jugend. Schnepfenthal: Verlag der Buchhandlung der Erziehunganstal, 1793.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015.

HAN, Byung-Chul. Agonia do eros. Petrópolis: Vozes, 2017.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução de Fausto Castilho. Campinas: Editora da UNICAMP, 2012.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: a study of the play-element in culture. Londres: Routledge/Taylor & Francis, 1949.

LABORIT, Henri. O homem e a cidade. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1973.

ORRIS, Desmond. O macaco nu. Tradução de Hermano Neves. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 1967.

TITIEV, Mischa. Introdução a antropologia cultural. Tradução de João Pereira Neto. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1963.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

Scaglia, A. J., Montagner, P. C. ., & Silva, L. F. N. (2021). Desafios e reflexões na Educação Física contemporânea: entrevista com Jorge Olímpio Bento. Conexões, 19(00), e021040. https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8666059

Edição

Seção

Entrevista

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>