Resumo
Este artigo expressa a entrevista realizada com o professor português Dr. Jorge Olímpio Bento, uma das grandes referências acadêmicas acerca da Pedagogia do Esporte, uma das disciplinas das Educação Física. O entrevistado é licenciado em Educação Física, Doutor em Educação e foi, durante 40 anos, docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Portugal). O objetivo do registro passou por compreender sua trajetória acadêmica, em meio aos imbricamentos e acontecimentos provenientes de sua engajada participação e profícua produção intelectual, que impactaram a área da Educação Física e do Esporte, tendo por base o livro “Desporto: discurso e substância”. Ainda, buscou inspirar e guiar reflexões pedagógicas às novas gerações de professores e professoras de Educação Física e Esporte, visando a superação de questões paradigmáticas ainda hegemônicas nestas áreas, bem como o desenvolvimento e consolidação de caminhos outros, pavimentados pela ciência, por estudos e pesquisas recentes, que norteiam – ou deveriam - vindouras e urgentes transformações nas relações de ensino-aprendizagem.
Referências
BENTO, Jorge Olímpio. Desporto: “matéria” de ensino. Lisboa: Editorial Caminho, 1987.
BENTO, Jorge Olímpio. Desporto: discurso e substância. Campinas: Editora da UNICAMP, 2013.
GUTS-MUTHS, Johann Christoph Friedrich. Gymnastik für die Jugend. Schnepfenthal: Verlag der Buchhandlung der Erziehunganstal, 1793.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015.
HAN, Byung-Chul. Agonia do eros. Petrópolis: Vozes, 2017.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução de Fausto Castilho. Campinas: Editora da UNICAMP, 2012.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: a study of the play-element in culture. Londres: Routledge/Taylor & Francis, 1949.
LABORIT, Henri. O homem e a cidade. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1973.
ORRIS, Desmond. O macaco nu. Tradução de Hermano Neves. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 1967.
TITIEV, Mischa. Introdução a antropologia cultural. Tradução de João Pereira Neto. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1963.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Conexões