Métodos de ensino utilizados por professores de natação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8666285

Palavras-chave:

Natação, Ensino, Pedagogia do esporte

Resumo

I

Introdução: O ensino da natação infantil tem priorizado a aprendizagem dos quatro nados competitivos. Embora tenham surgido nos últimos anos diversos métodos de ensino, a prática docente dos professores ainda está voltada ao ensino da técnica esportiva por meio de métodos tradicionais. O baixo número de publicações sobre essa temática dificulta o avanço da linha da “pedagogia da natação”. Objetivo: Caracterizar os métodos utilizados por professores no ensino da natação infantil. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, utilizando a técnica de observação não participante. As observações foram registradas com o auxílio de diários de campo. O contexto de investigação foi um estabelecimento no município de Brusque-SC. A seleção dos participantes foi de forma intencional não-probabilista e participaram três professores de natação infantil. Ao todo, foram observadas trinta aulas de quarenta e cinco minutos de duração. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo, com as categorias determinadas a priori: atividades, instrução inicial e feedbacks. Resultados e discussão: Os resultados revelaram que os professores utilizaram a instrução por explicação, o baixo uso de feedback durantes as tarefas e predominaram as atividades técnicas/analíticas. Considerações Finais: Conclui-se que os professores observados priorizam o método de ensino analítico/tecnicista.

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Biografia do Autor

Leonardo Ristow, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Docente do Centro Universitário de Brusque. 

Ana Flávia Backes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora de Educação Física Efetiva na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor substituto no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina

Rodolfo Silva da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando pela Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto. Professor no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

Ristow, L., Backes, A. F., Brasil, V. Z. ., Rosa, R. S. da ., & Ramos, V. (2022). Métodos de ensino utilizados por professores de natação infantil. Conexões, 20(00), e022001. https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8666285

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