O Esporte na comunidade da violencia, uma análise do caso uruguaio

Autores

Palavras-chave:

Esporte, Violência, Educação, Segurança, Comunidade

Resumo

Objetivo: Neste documento propomos problematizar a relação entre educação, esporte, segurança e violência no caso das políticas públicas no Uruguai. Método: Para este fim, analisamos um programa do Ministério do Interior do Uruguai, chamado Pelota al Medio a la esperanza. Ele usa o esporte como uma ferramenta para superar a violência e melhorar a convivência cidadã. Nesta ocasião, examinamos certos documentos relativos ao programa, bem como entrevistas com os principais informantes envolvidos no planejamento, coordenação e implementação das atividades do Pelota al medio a la esperanza. Também estudamos dois documentos importantes dos anos 90, pois constituem antecedentes relevantes na relação acima mencionada. Estes são o Projeto de Lei sobre Segurança Cidadã e a Lei do mesmo nome. Resultados: Esta primeira análise desde a perspectiva da governabilidade nos permite avançar que esta prática realizada pelo Estado se inscreva em um exercício que não atua na esfera social como um território de governo, mas sim destaca e atua na comunidade, identificando-a através da atribuição de certas características. Considerações finais: Com base no que foi abordado neste trabalho, consideramos que é possível elaborar um diagnóstico da relação entre educação, esporte, segurança e violência que nos permita maximizar o potencial dos coletivos, enfatizando a questão social e o universal na compreensão das emergências sociais.

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Biografia do Autor

Ismael Cardozo, Universidade da República

Mestrando em Ciencias Humanas pela Universidade da Republica, Faculdade de Humanidades e Ciencias da Educação. Docente pelo Instituto Superior de Educação Física, Departamento de Educação Física e Práticas Corporais

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Publicado

2022-06-03

Como Citar

Cardozo, I. (2022). O Esporte na comunidade da violencia, uma análise do caso uruguaio. Conexões, 20(00), e022008. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8667452

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