Banner Portal
Qualidade de vida e isolamento social devido à COVID-19 em acadêmicos de Educação Física
capa 2023 com foto das primeiras edições da revista impressas
PDF

Palavras-chave

Qualidade de vida
Isolamento social
Estudantes

Como Citar

LEGNANI, Rosimeide Francisco Santos; RESSETI, Gabriel; FOSCHIERA, Diogo Bertella; GUSTAVE, Eva Luziane Denkewicz; LEGNANI, Elto. Qualidade de vida e isolamento social devido à COVID-19 em acadêmicos de Educação Física. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023002, 2023. DOI: 10.20396/conex.v21i00.8668987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8668987. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O isolamento social foi utilizado como estratégia de redução da disseminação do vírus responsável pela pandemia da COVID-19, influenciando diversos aspectos da vida de toda a população mundial. Objetivo: Ao considerar a importância da qualidade de vida para vida das pessoas, o presente estudo buscou analisar a qualidade de vida de estudantes universitários de um curso de Educação Física de uma universidade pública da região sul brasileira durante a pandemia da COVID-19. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, desenvolvido com 166 estudantes universitários dos cursos de bacharelado e licenciatura, de ambos os sexos, e com idade média de 23,8±4,96 anos. Para a coleta de dados, que ocorreu em dezembro de 2020, utilizou-se o WHOQOL-bref em sua versão web. Os participantes receberam os links do instrumento para participação no estudo. O teste U-Mann-Whitney foi utilizado para analisar as diferenças estatísticas entre os sexos e cursos investigados. Resultados: Os maiores escores de qualidade de vida foram apresentados pelo domínio físico (71,3±13,8) e os menores pelo domínio psicológico (61,0±15,0). Não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas (p>0,05) nos domínios de qualidade de vida entre os sexos e cursos investigados. Conclusão: Embora os estudantes tenham apresentado níveis moderados de qualidade de vida (escores próximos a 60 pontos), os índices são cerca de 10% menores que nos estudos desenvolvidos no período anterior à pandemia, o que evidencia que o período de pandemia pode ter impactado negativamente na percepção de qualidade de vida dos estudantes investigados.

https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8668987
PDF

Referências

ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição). Guia para uma alimentação saudável em tempos de COVID-19, 2020. Disponível em: https://www.asbran.org.br/storage/downloads/files/2020/03/guia-alimentar-covid-19.pdf. Acesso em: 05 jul. 2021.

BALBÉ, Giovane Pereira; BENEDETTI, Tânia Rosane Bertoldo; MEURER, Simone Teresinha; MAZO, Giovana Zarpellon. Fatores associados à baixa qualidade de vida de idosas praticantes de exercícios físicos. Estudos Interdisciplinares Sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 89-104, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2316-2171.42743. Acesso em: 05 jul. 2021.

BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos; SILVA, Carlos Eduardo Menezes da; SOARES, Fernando Ramalho Gameleira; SILVA, José Alexandre Menezes da. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 2411-2421, 2020. Disponível em:

https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10792020. Acesso em: 05 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_atencao_saude_adolescen tes_jovens_promocao_saude.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus, porém não há motivo para pânico, 2020a. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/1042-brasil-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus-porem-nao-ha-motivo-para-panico. Acesso em: 05 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Coronavírus: saiba quais medidas o MEC já realizou ou estão em andamento, 2020b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/86791-coronavirus-saiba-quais-medidas-o-mec-ja-realizou-ou-estao-em-andamento. Acesso em: 20 jun. 2021.

CASAMALI, Flávia Fernanda Cunha; SCHUCH, Felipe Barreto; SCORTEGAGNA, Silvana Alba; LEGNANI, Elto; MARCHI, Ana Carolina Bertoletti De. Accordance and reproducibility of the electronic version of the WHOQOLBREF and WHOQOL-OLD questionnaires. Experimental Gerontology, Flórida, v. 125, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.exger.2019.110683. Acesso em: 05 jul. 2021.

CARVALHO, Leilanir de Sousa; SILVA, Marcus Vinicius de Sousa da; COSTA, Tatiane dos Santos; OLIVEIRA, Thais Emanuele Lopes de; OLIVEIRA, Guilherme Antonio Lopes de. O impacto do isolamento social na vida das pessoas no período da pandemia COVID-19. Research, Society and Development, Vargem Grande, v. 9, n. 7, p.1-14, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.5273. Acesso em: 05 jul. 2021.

CDC (Centers for Disease Control and Prevention). Principles of epidemiology in public health practice, third edition: An introduction to applied epidemiology and biostatistics, 2012. Disponível em: https://www.cdc.gov/csels/dsepd/ss1978/lesson1/section11.html. Acesso em: 01 jun. 2021.

CIESLAK, Fabrício; CAVAZZA, Jean Fuzetti; LAZAROTTO, Leilane; TITSKI, Ana Claudia Kapp; STEFANELLO, Joice Mara Facco; LEITE, Neiva. Análise da qualidade de vida e do nível de atividade física em universitários. Revista da Educação Física, Maringá, v. 23, n. 2, p. 251-260, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v23i2.10924. Acesso em: 05 jul. 2021.

CLAUMANN, Gaia Salvador; MACCARI, Fernanda Emanuella; RIBOVSKI, Marina; PINTO, André de Araújo; FELDEN, Érico Pereira Gomes; PELEGRINI, Andreia. Qualidade de vida em acadêmicos ingressantes em cursos de Educação Física. Revista da Educação Física, Maringá, v. 28, p. 1-11, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v28i1.2824. Acesso em: 05 jul. 2021.

CROCHEMORE-SILVA, Inácio; KNUTH, Alan Goularte; WENDT, Andrea; NUNES, Bruno Pereira; HALLAL, Pedro Curi; SANTOS, Leonardo Pozza; HARTER, Jenifer; PELLEGRINI, Débora da Cruz Payão. Physical activity during the Covid-19 pandemic: a population-based cross-sectional study in a city of South Brazil. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 11, p. 4249-58, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320202511.29072020. Acesso em: 05 jul. 2021.

CONCHA-CISTERNAS, Yeny; CASTILLO-RETAMAL, Marcelo; GUZMAN-MUNOZ, Eduardo. Comparación de la calidad de vida en estudiantes universitarios según nivel de actividad física. Revista Universidad y Salud, Pasto, v. 22, n. 1, p. 33-40, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22267/rus.202201.172. Acesso em: 05 jul. 2021.

DECS (Descritores em Ciências da Saúde). Pandemias, 2020. Disponível em: https://decs.bvsalud.org/ths/resource/?id=54399&filter=ths_termall&q=pandemias. Acesso em: 01 set. 2020.

DUBEY, Mahua Jana; GHOSH, Ritwik; CHATTERJEE, Subham; BISWAS, Payel; CHATTERJEE, Subhankar; DUBEY, Souvik. COVID-19 and addiction. Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews, v. 14, n. 5, p. 817–823, 2020. Disponível em:

https://doi.org/10.1016/j.dsx.2020.06.008. Acesso em: 05 jul. 2021.

FLECK, Marcelo P. A.; LOUZADA, Sérgio; XAVIER, Marta; CHACHAMOVICH, Eduardo; VIEIRA, Guilherme; SANTOS, Lyssandra; PINZON, Vanessa. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida "WHOQOL-bref". Revista Saúde Pública, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 177-183, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89102000000200012. Acesso em: 05 jul. 2021.

FLEURY-TEIXEIRA, Paulo; VAZ, Fernando Antônio Camargo; CAMPOS, Francisco Carlos Cardoso de; ÁLVARES, Juliana; AGUIAR, Raphael Augusto Teixeira; OLIVEIRA, Vinícius de Araújo. Autonomia como categoria central no conceito de promoção de saúde. Revista Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900016. Acesso em: 05 jul. 2021.

GARCIA, Leila Posenato; DUARTE, Elisete. Nonpharmaceutical interventions for tackling the COVID-19 epidemic in Brazil. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 2, n. 2, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5123/S1679-49742020000200009. Acesso em: 05 jul. 2021.

GOMES, Elainne Christine de Souza. Conceitos e ferramentas da epidemiologia. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2015.

HAESER, Laura de Macedo; BÜCHELE, Fátima; BRZOZOWSKI, Fabíola Stolf. Considerações sobre a autonomia e a promoção da saúde. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 605-620, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312012000200011. Acesso em: 05 jul. 2021.

LEITÃO, Francisco Naildo Cardoso; FERREIRA, Carlos Roberto Teixeira; ABREU, Katiuscia Larsen de; DEUS, Maura Bianca Barbary de; JUNIOR, Hugo Macedo; MORAIS, Mauro José de Deus. Efeitos do isolamento social gerado pelo Covid-19 na qualidade de Vida da população de Rio Branco -AC e Santo André – SP. Journal of Human Growth and Development, Santo André, v.31, n.3, p. 405-413, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36311/jhgd.v31.12609. Acesso em: 05 jul. 2021.

MORALES, Victor; LOPEZ, Yanelixa América Frutos. Impactos da Pandemia na Vida Académica dos Estudantes Universitários. Revista Angolana De Extensão Universitária, Bengo, v. 2, n. 2, p. 53–67, 2020. Disponível em: https://www.portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/205. Acesso em: 05 jul. 2021.

OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia, 2020. Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812. Acesso em: 15 jun. 2021.

OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). Folha informativa COVID-19, 2021. Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19.

Acesso em: 09 fev. 2021.

PASCARELLA, Giuseppe; STRUMIA, Alessandro; PILIEGO, Chiara; BRUNO, Federica; DEL BUONO, Romualdo; COSTA, Fabio; SCARLATA, Simone; AGRÒ, Felice Eugenio. COVID-19 diagnosis and management: a comprehensive review. Journal of Internal Medicine, v. 288, n. 2, p. 192-206, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1111/joim.13091. Acesso em: 05 jul. 2021.

PEREIRA, Mara Dantas; OLIVEIRA, Leonita Chagas de; COSTA, Cleberson Franclin Tavares; BEZERRA, Claudia Mara de Oliveira; PEREIRA, Míria Dantas; SANTOS, Cristiane Kelly Aquino dos; DANTAS, Estélio Henrique Martin. The COVID-19 pandemic, social isolation, consequences on mental health and coping strategies: an integrative review. SciELO Preprints, São Paulo, v. 9, n. 7, p. 1-35, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.493. Acesso em: 05 jul. 2021.

PILGRIM, Katharina; BOHNET-JOSCHKO, Sabine. Selling health and happiness how influencers communicate on Instagram about dieting and exercise: mixed methods research. BioMed Central Public Health, v. 19, n. 1054, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12889-019-7387-8. Acesso em: 05 jul. 2021.

RAMÍREZ-ORTIZ, Jairo; CASTRO-QUINTERO, Diego; LERMA-CÓRDOBA, Carmen; YELA-CEBALLOS, Francisco; ESCOBAR-CÓRDOBA, Franklin. Consequências para a saúde mental da pandemia de COVID-19 associadas ao isolamento social. Revista Colombiana de Anestesiologia, Bogotá, v. 48, n. 4, p. 1-7, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5554/22562087.e930. Acesso em: 05 jul. 2021.

REHM, Jürgen; KILIAN, Carolin; FERREIRA-BORGES, Carina; JERNIGAN, David; MONTEIRO, Maristela; PARRY, Charles; SANCHEZ, Zila; MANTHEY, Jakob. Alcohol use in times of the COVID-19: Implications for monitoring and policy. Drug and Alcohol Review, Sydney, v. 39, n. 4, p. 301-304, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1111/dar.13074. Acesso em: 05 jul. 2021.

RIOS-GONZÁLEZ, Carlos Miguel; PALACIOS, José Miguel. Symptoms of Anxiety and depression during the outbreak of COVID-19 in Paraguay. SciELO Preprints, São Paulo, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.152. Acesso em: 05 jul. 2021.

SILVA, Narbal; DAMO, Lílian Paula. Vidas que mudaram: contribuições da psicologia positiva para situações de isolamento e de distanciamento social. Florianópolis: UFSC, 2020.

SOLVIS. Cálculos de amostragem. 2021. Disponível em: https://solvis.com.br/calculos-de-amostragem/. Acesso em: 01 nov. 2020.

TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; DIAS, Ana Cristina Garcia; WOTTRICH, Shana Hastenpflug; OLIVEIRA, Adriano Machado. Adaptação à universidade em jovens calouros.

Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 185-202, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100013. Acesso em: 05 jul. 2021.

MOREIRA, Jaqueline Terres; FOSCHIERA, Diogo Bertella. Associação entre nível de atividade física e autoestima de servidores públicos durante a pandemia da Covid-19. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–28213, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.36453/cefe.2022.28213. Acesso em: 05 jul. 2021.

THOMAS, Jerry; NELSON, Jack; SILVERMAN, Stephen. Research Methods in Physical activity. 6. ed. New York: Human Kinetics Publishers, 2012.

ZHANG, Yingfei; MA, Zheng Feei. Impact of the COVID-19 Pandemic on Mental Health and Quality of Life among Local Residents in Liaoning Province, China: A Cross-Sectional Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 17, n. 7, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph17072381. Acesso em: 05 jul. 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.