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Prática esportiva e desempenho acadêmico no ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso
Capa 2024 com foto das primeiras edições da revista
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Palavras-chave

Desempenho acadêmico
Ensino médio
Esportes

Como Citar

MARQUES, Fernanda Gabriella Pedroso; COELHO-RAVAGNANI, Christianne de Faria; PIZARRO, Juliano Oliveira; CALVO, Adriano Percival Calderaro; RAVAGNANI, Fabricio Cesar de Paula. Prática esportiva e desempenho acadêmico no ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso. Conexões, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024023, 2024. DOI: 10.20396/conex.v22i00.8671813. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8671813. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

Objetivos: A presente pesquisa teve o objetivo de verificar se a participação esportiva nos jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) interfere no desempenho acadêmico de estudantes do ensino médio. Metodologia: Os estudantes do estudo foram divididos em dois grupos, conforme a participação nos JIFMT. A amostra foi composta por 74 estudantes não participantes (16,80 ± 1,22 anos de idade) e 74 estudantes participantes (17,10 ± 1,25 anos de idade), de ambos os sexos, dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT). A coleta de dados ocorreu no ano de 2018 em dois momentos distintos: durante os JIFMT para os estudantes participantes; após o período dos JIFMT via online para os estudantes não participantes dos JIFMT. Ambos os grupos responderam a um questionário sociodemográfico, e o desempenho acadêmico foi obtido a partir do histórico acadêmico disponibilizado pela própria instituição. Nosso estudo tem caráter descritivo e transversal. Foram utilizadas as análises estatísticas, seguidas de análises inferenciais não paramétricas e teste de comparação. Resultados e discussão: o grupo de participantes dos JIFMT apresentou desempenho acadêmico similar ao grupo dos não participantes no conceito acadêmico. Logo, não houve prejuízo nem melhora. Os participantes da competição (54,1%) consideram-se fisicamente mais ativos do que os não participantes (25,7%), além de ter mais engajamento/pretensão em praticar atividade física. Conclusões: a participação nos jogos não afetou o desempenho acadêmico de estudantes, consequentemente, os JIFMT não impediram que os estudantes alcançassem um similar desempenho acadêmico ao grupo de não participantes.

https://doi.org/10.20396/conex.v22i00.8671813
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