Banner Portal
Fatores de motivação e de desenvolvimento de habilidades para vida em jovens atletas
capa 2023 com foto das primeiras edições da revista impressas
PDF

Palavras-chave

Aptidão
Motivação
Atletas
Adolescente

Como Citar

RODRIGUES, Jefter Marotti; FREIRE, Gabriel Lucas Morais; COSTA, Nathan Leonardo Gomes; VIEIRA, Lenamar; NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade do. Fatores de motivação e de desenvolvimento de habilidades para vida em jovens atletas: um estudo comparativo. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023023, 2023. DOI: 10.20396/conex.v21i00.8671898. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8671898. Acesso em: 12 jun. 2024.

Resumo

modalidades esportivas acerca da motivação e do desenvolvimento de habilidades para vida através do esporte, em função do sexo, tipo de esporte e tempo de prática. Metodologia: Participaram desta investigação 108 jovens, sendo praticantes esportes coletivos (n= 59) e individuais (n=49), de ambos os sexos (63 meninos e 45 meninas). Com média de idade de 14,72 ± 0,47 anos e tempo de prática de 5,30 ± 2,58 anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Habilidades para a Vida para o Esporte (P-LSSS), Escala de Motivação para o Esporte II (SMS-II). Resultados e discussão: A análise de dados foi conduzida por meio dos testes Kolmogorov-Smirnov, o teste “U” de Mann-Whitney foi utilizado (p<0,05). Os resultados evidenciaram que os meninos apresentam maiores níveis de desmotivação quando comparado as meninas (p=0,028). Em relação ao tipo de esporte, os jovens de modalidades individuais apresentam maiores escores da regulação identificada (p=0,015). Enquanto os jovens atletas com maior tempo de prática apresentam maior percepção de desenvolvimento de trabalho em equipe (p=0,048), estabelecimento de metas (p=0,014), controle do tempo (p=0,006) e comunicação (p=0,009). Conclusão: Concluiu-se que, com base nas percepções de jovens atletas, sexo e tipo de esporte podem ser fatores intervenientes na motivação e o tempo de prática no desenvolvimento de habilidades para vida.

https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8671898
PDF

Referências

ATO, Manuel; LÓPEZ-GARCÍA, Juan; BENAVENTE, Ana. Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología/Annals of Psychology, v. 29, n. 3, p. 1038-1059, 2013. Disponível em: https://scielo.isciii.es/pdf/ap/v29n3/metolologia.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

BALAGUER, Isabel; CASTILLO, Isabel; RÓDENAS, Luis; FABRA, Priscila; DUDA, Joan. Los entrenadores como promotores de la cohesión del equipo. Cuadernos de psicología del deporte, v. 15, n. 1, p. 233-242, 2015. Disponível em: https://revistas.um.es/cpd/article/view/223441/175921. Acesso em: 20 dez. 2023.

BEAN, Corliss; KRAMERS, Sara; FORNERIS, Tanya; CAMIRÉ, Martin. The implicit/explicit continuum of life skills development and transfer. Quest, v. 70, n. 4, p. 456-470, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00336297.2018.1451348. Acesso em: 20 dez. 2023.

CAMIRÉ, Martin; SANTOS, Fernando. Promoting positive youth development and life skills in youth sport: Challenges and opportunities amidst increased professionalization. Journal of Sport Pedagogy and Research, v. 5, n. 1, p. 27-34, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335427842_Promoting_Positive_Youth_Development_and_Life_Skills_in_Youth_Sport_Challenges_and_Opportunities_amidst_Increased_Professionalization. Acesso em: 20 dez. 2023.

CIOCANEL, Oana; POWER, Kevin; ERIKSEN, Ann; GILLINGS, Kirsty. Effectiveness of positive youth development interventions: A meta-analysis of randomized controlled trials. Journal of youth and adolescence, v. 46, n. 3, p. 483-504, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10964-016-0555-6. Acesso em: 20 dez. 2023.

CÔTÉ, Jean; TURNNIDGE, Jennifer; EVANS, Blair. The dynamic process of development through sport. Kinesiologia Slovenica, v. 20, n. 3, 2014. Disponível em: https://www.proquest.com/docview/1679123868?sourcetype=Scholarly%20Journals. Acesso em: 20 dez. 2023.

CRONIN, Lorcan Donal; ALLEN, Justine. Development and initial validation of the Life Skills Scale for Sport. Psychology of Sport and Exercise, v. 28, p. 105-119, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1469029216302382. Acesso em: 20 dez. 2023.

CRONIN, Lorcan; ELLISON, Paul; ALLEN, Justine; HUNTLEY, Emma; JOHNSON, Laura; KOSTELI, Maria Cristina; HOLLIS, Ana; MARCHANT, Davi. A self-determination theory based investigation of life skills development in youth sport. Journal of Sports Sciences, v. 40, n. 8, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/02640414.2022.2028507?needAccess=true. Acesso em: 20 dez. 2023.

DECI, Edward; RYAN, Richard. Motivation, personality, and development within embedded social contexts: An overview of self-determination theory. In: Richard M. Ryan (Ed.). The Oxford Handbook of Human Motivation, Oxford Library of Psychology (2012; online edn, Oxford Academic, 18 Sept. 2012). Disponível em: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780195399820.013.0006. Acesso em: 20 dez. 2023.

EIME, Rochelle; YOUNG, Janet; HARVEY, Jack; CHARITY, Melanie; PAYNE, Warren. A systematic review of the psychological and social benefits of participation in sport for children and adolescents: informing development of a conceptual model of health through sport. International journal of behavioral nutrition and physical activity, v. 10, n. 1, p. 1-21, 2013. Disponível em: https://ijbnpa.biomedcentral.com/articles/10.1186/1479-5868-10-98. Acesso em: 20 dez. 2023.

FREIRE, Gabriel Lucas Morais; FIORESE, Lenamar; XAVIER, Sherdson Emanoel da Silva; LUNARDELLI, Gustavo Bottega; NASCIMENTO, Domingos Rodrigues do; RIBAS, Marcelen Lopes; RIBAS, Marcelen Lopes. Percepção do desenvolvimento de habilidades para vida em jovens praticantes de modalidades esportivas com e sem deficiência. Psicologia e Saúde em debate, v. 7, n. 1, p. 256-267, 2021. Disponível em: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/745/481. Acesso em: 20 dez. 2023.

FREIRE, Gabriel Lucas Morais; NETO, Augusto Cézar de Souza; SANTOS, Murilo da Cruz; TAVARES, Josefa. Desenvolvimento de habilidades para vida em adolescentes praticantes de esportes individuais. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e154985557, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342592463_Desenvolvimento_de_habilidades_para_vida_em_adolescentes_praticantes_de_esportes_individuais. Acesso em: 20 dez. 2023.

HAIR, Joseph Franklin; RISHER, Jeffrey; SARSTEDT, Marko; TOQUE, Christian. When to use and how to report the results of PLS-SEM. European business review, v. 31 n. 1, p. 2-24, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329443894_When_to_use_and_how_to_report_the_results_of_PLS-SEM. Acesso em: 20 dez. 2023.

HANSEN, David; LARSON, Reed. Amplifiers of developmental and negative experiences in organized activities: Dosage, motivation, lead roles, and adult-youth ratios. Journal of applied developmental psychology, v. 28, n. 4, p. 360-374, 2007. Disponível em: http://youthdev.illinois.edu/wp-content/uploads/2013/11/hansen-and-larson-2007.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

HODGE, Ken; DANISH, Steven. Promoting life skills for adolescent males through sport. In: HORNE, A.; KISELICA, M. (Eds.). Handbook of counseling boys and adolescent males: A practitioner’s guide. Thousand Oaks, CA: Sage, 1999. p. 55-71.

HOLT, Nicholas; NEELY, Kacey; SLATER, Linda; CAMIRÉ, Martin; Côté, Jean; FRASER-THOMAS, Jessica; MACDONALD, Dany; STRACHAN, Leisha; TAMMINEN, Katherine. A grounded theory of positive youth development through sport based on results from a qualitative meta-study. International review of sport and exercise psychology, v. 10, n. 1, p. 1-49, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5020349/pdf/rirs-10-001.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

JOWETT, Sophia; SHANMUGAM, Vaithehy. Relational coaching in sport: Its psychological underpinnings and practical effectiveness. In: SCHINKE, R.; MCGANNON, K. R.; SMITH, B. Routledge International Handbook o fSport Psychology. Routledge, 2016.

MACHADO, Thais do Amaral; PAES, Mayara Juliana; ALQUIERE, Shelse Marinho; OSIECKI, Ana Claudia Vecchi; LIRANI, Luciana da Silva; STEFANELLO, Joice Mara Facco. Ansiedade estado pré-competitiva em atletas de voleibol infanto-juvenis. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 4, p. 1061-1067, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/N7LcChr87QLFjDkvwPTvc8v/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 dez. 2023.

MALTA, Monica; CARDOSO, Leticia Oliveira; BASTOS, Francisco Inacio; MAGNANINI, Monica Maria Ferreira; SILVA, Cosme Marcelo Furtado Passos da. STROBE initiative: guidelines on reporting observational studies. Revista de saude publica, v. 44, p. 559-565, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/3gYcXJLzXksk6bLLpvTdnYf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 dez. 2023.

MYER, Gregory; JAYANTHI, Neeru; DIFIORI, John; FAIGENBAUM, Avery; KIEFER, Adam; LOGERSTEDT, David; MICHELI, Lyle. Sport specialization, part I: does early sports specialization increase negative outcomes and reduce the opportunity for success in young athletes?. Sports health, v. 7, n. 5, p. 437-442, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4547120/pdf/10.1177_1941738115598747.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

NASCIMENTO-JUNIOR, José Roberto Andrade do; FORTES, Leonardo de Sousa; FREIRE, Gabriel Lucas Morais; OLIVEIRA, Daniel Vicentini de; FIORESE, Lenamar; CRONIN, Lorcan Donal. Cross-cultural adaptation and psychometric properties of the Portuguese version of the life skills scale for sport. Measurement in Physical Education and Exercise Science, v. 24, n. 1, p. 11-24, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1091367X.2019.1647208?scroll=top&needAccess=true. Acesso em: 20 dez. 2023.

NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade do; FREIRE, Gabriel Lucas Morais; OLIVEIR, Daniel Vicentini de; CRONIN, Lorcan Donal. Life Skills Development Through Sport in Brazil: A Study Based on Self-Determination Theory. Perceptual and motor skills, v. 128, n. 3, p. 1017-1036, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/00315125211000860?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200pubmed. Acesso em: 20 dez. 2023.

NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade do; VISSOCI, Joao Ricardo Nickenig; BALBIM, Guilherme Moraes; MOREIRA, Caio Rosas; PELLETIER, Luc; VIEIRA, Lenamar Fiorese. Adaptação transcultural e análise das propriedades psicométricas da Sport Motivation Scale-II no contexto brasileiro. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, p. 441-458, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/CbDrhGdQZHDwf6Czjn5GrZK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 dez. 2023.

PAPALIA, Diane; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2013.

PELLETIER, Luc; ROCCHI, Meredith; VALLERAND, Robert; DECI, Edward; RYAN, Richard. Validation of the revised sport motivation scale (SMS-II). Psychology of sport and exercise, v. 14, n. 3, p. 329-341, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1469029212001410. Acesso em: 20 dez. 2023.

PIERCE, Scott; GOULD, Daniel; CAMIRÉ, Martin. Definition and model of life skills transfer. International review of sport and exercise psychology, v. 10, n. 1, p. 186-211, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1750984X.2016.1199727. Acesso em: 20 dez. 2023.

RIGBY, C. Scott; RYAN, Richard M. Self-determination theory in human resource development: New directions and practical considerations. Advances in Developing Human Resources, v. 20, n. 2, p. 133-147, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1523422318756954. Acesso em: 20 dez. 2023.

RYAN, Richard; DECI, Edward. Self-determination theory: Basic psychological needs in motivation, development, and wellness. Guilford Publications, 2017.

RYAN, Richard M; DECI, Edward. Brick by brick: The origins, development, and future of self-determination theory. Advances in motivation science, Elsevier, v. 6, p. 111-156, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/bs.adms.2019.01.001. Acesso em: 20 dez. 2023.

STANDAGE, Martyn; RYAN, Richard. Self‐determination theory in sport and exercise. Handbook of sport psychology. In: TENENBAUM, G.; EKLUND, R. C.; BOIANGIN, N. (Eds.), Handbook of sport psychology: Social perspectives, cognition, and applications John Wiley & Sons, Inc., 2020. p. 37–56. Disponível em: https://doi.org/10.1002/9781119568124.ch3. Acesso em: 20 dez. 2023.

VIEIRA, Lenamar Fiorese; PIZZO, Gislaine Contessoto; CONTREIRA, Andressa; LAZIER-LEÃO, Tatyanne Roiek. Associação entre motivação e coesão de grupo no futebol profissional: o relacionamento treinador-atleta é um fator determinante? Revista de psicología del deporte, v. 27, n. 4, p. 0051-57, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323322841_Associacao_entre_motivacao_e_coesao_de_grupo_no_futebol_profissional_o_relacionamento_treinador-atleta_e_um_fator_determinante_ASSOCIATION_BETWEEN_MOTIVATION_AND_GROUP_COHESION_IN_PROFESSIONAL_FOOTBAL. Acesso em: 20 dez. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.