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A educação física escolar e as discussões de gênero
capa 2023 com foto das primeiras edições da revista impressas
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Palavras-chave

Teachers - Training of
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Gender studies

Como Citar

PIRES, Bárbara Aparecida Bepler; PORTELA, Thalita Regina de Oliveira; OLIVEIRA, Ayra Lovisi. A educação física escolar e as discussões de gênero: contribuições do PIBID para a formação docente. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023016, 2023. DOI: 10.20396/conex.v21i00.8674123. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8674123. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos que as experiências com o PIBID Educação Física causaram na percepção de docentes acerca das relações de gênero em suas aulas. Metodologia: Este estudo é de natureza qualitativa e o instrumento utilizado para coleta de dados foi o Grupo Focal, contando com a participação de seis ex-bolsistas e dois ex-supervisores do PIBID. Para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Resultados e discussão: As oportunidades de formação relatadas para problematizar gênero nas escolas são as literaturas específicas, as experiências nos espaços escolares e as relações interpessoais. O PIBID foi apontado como essencial para a formação deles/as enquanto sujeitos e ainda é potencializado por unir as duas últimas oportunidades veementemente citadas: vivência no espaço escolar e relacionamentos entre pares. Conclusão: Sendo assim, concluímos que o PIBID, através dessas potencialidades, permitiu o acesso a saberes e espaços para discutir, refletir e problematizar as questões de gênero na Educação Física escolar.

https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8674123
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