Banner Portal
Projetos de extensão na Universidade
Capa 2024 com foto das primeiras edições da revista
PDF

Palavras-chave

Extensão universitária
Exercício físico
População

Como Citar

ALVES, Deborah Kazimoto; DIAS, Tales Conceição; MONTIEL, Fabiana Celente; AFONSO, Mariangela da Rosa. Projetos de extensão na Universidade: a importância da prática de atividade física na perspectiva da comunidade. Conexões, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024021, 2024. DOI: 10.20396/conex.v22i00.8674246. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8674246. Acesso em: 17 jul. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Objetivo: investigar a percepção da comunidade envolvida nos projetos de extensão universitária desenvolvidos em uma Universidade Federal do sul do Brasil. Metodologia: Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, realizando-se um mapeamento de projetos de extensão cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura em uma universidade federal do sul do Brasil e vinculados ao curso de Educação Física. Foram sorteados 50% dos projetos cadastrados, o que resultou em um total de 152 respondentes. O instrumento foi composto por questões fechadas, com utilização de uma escala tipo Likert, abordando fatores pessoais, interpessoais e organizacionais. Resultados e discussão: Os resultados mostram que as perspectivas da comunidade extensionista são positivas frente a todos os fatores investigados. Conclusão: Ainda, há o entendimento de que as atividades de extensão promovidas pela instituição investigada contribuem tanto para a formação inicial dos acadêmicos bem como a criação de vínculos pessoais e interpessoais entre os participantes.

https://doi.org/10.20396/conex.v22i00.8674246
PDF

Referências

BATISTA, Zenilde Nunes; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. A gênese da Extensão Universitária brasileira no contexto de formação do Ensino Superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 4, p. 916-930, 1 jul. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.11178. Acesso em: 2 ago. 2023.

BIDUSKI, Grazieli Maria; LUNARDI, Morgana; ROSSATO, Mateus; BERTOLI, Josefina; FREITAS, Cintia de la Rocha; SERON, Bruna Barboza. Barreiras e facilitadores percebidos por pessoas com deficiência praticantes de esportes. Revista Kinesis, v. 39, p. 01-13, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2316546463869. Acesso em: 10 fev. 2023.

BRASIL. FORPROEX - ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, 1.: Conceito de extensão, institucionalização e financiamento, Brasília, 1987. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022.

BRASIL. FORPROEX, FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS E SESU/MEC: Política Nacional de Extensão Universitária, Brasil, 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/wp-content/uploads/2021/12/PNEU.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.

BRASIL, Resolução CNE/CES nº7, 18 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, p. 49-50, 19 de dez. 2018, Seção 1. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf?query=revogacao. Acesso em: 25 jul. 2023.

COSTA, Acaahi Ceja de Paula da; ARAGÃO, Thalia Ariadne Peña; PEREIRA, Cleber Sales; NOGUEIRA, Francisco Jander de Souza; RODRIGUES, Maria Gleice; CALLOU FILHO, Cesário Rui; VENTURA, Cláudio Ângelo. Educação e Saúde: a extensão universitária como espaço para tencionar e pensar a educação em saúde. Braz. J. of Develop., Curitiba, v.6, n.4 p. 21616-21630, abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-362. Acesso em: 10 jun. 2024.

FERÉS, Nelman de Abreu; KLEIN, Maria Helena. Instrumento de medida em educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 1990.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MATIAS, Tiago Sousa. Motivação, atividade física e mudança de comportamento: Teoria e Prática. Curitiba: Appris, 2019.

NAHAS, Markus Vinicius. Atividade Física, Saúde e Qualidade de vida: Conceitos e Sugestões para um Estilo de Vida Ativo. 7. ed. Florianópolis: Ed. do Autor, 2017.

OLIVEIRA, Lorena Neiva; FREITAS, Patrícia Pinheiros; LOPES, Mariana Souza; LOPES, Aline Cristine Souza. Participação em programas públicos para a prática de atividade física e comportamentos de saúde. Revista Brasileira de Atividade Física Saúde, v. 26, e0204, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0204. Acesso em: 21 mar. 2023.

RIBEIRO, José Antônio Bicca. Aspectos motivacionais relacionados à prática de atividade física em idosos e o impacto na qualidade de vida. 2014. 213f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/prefix/3159/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final-jose%20antonio%20bicca%20ribeiro.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023.

ROMERO, Bruna Freitas; CASTANHO, Gabriela Kaiser Fullin; CHIMINAZZO, João Guilherme Cren; BARREIRA, Júlia; FERNANDES, Paula Teixeira. Motivação e Atividade Física: Os projetos de extensão na Universidade (Motivação e Atividade Física). Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, p.76-87, jan/mar. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/44134/pdf. Acesso em: 10 fev. 2023.

RYAN, Richard; DECI, Edward. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist. v. 55, n. 1 p. 68–78, 2000. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11392867/. Acesso em: 10 fev. 2023.

SCHELLIN, Fabiane de Oliveira. Extensão universitária e formação de professores de Educação Física: contribuições e contradições. 2013. 164f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/123456789/1797/1/Fabiane%20de%20Oliveira%20Schellin.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.

SOUZA, Doralice Lange; CASTRO, Suélen Barbosa Eiras; MEZZADRI, Fernando Marinho. Facilitadores e barreiras para a implementação e participação em projetos sociais que envolvem atividades esportivas: os casos dos projetos Vila na Escola e Esporte Ativo. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 3, jul./set., 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/Kp4mTVkHqs6jxjtG7mLjzRQ/?lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL. Extensão universitária, 2023. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/prec/sobre-a-prec/extensao-universitaria/. Acesso em: 21 mar. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS – UFPEL. Portal Institucional UFPEL. Projetos. 2019. Disponível em: https://institucional.ufpel.edu.br/projetos. Acesso em: 8 abr. 2019.

WENDT, Andrea; CARVALHO, Wellington Roberto Gomes; SILVA, Inácio Crochemore Mohnsam; MIELKE, Grégore Iven. Preferências de atividade física em adultos brasileiros: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 24, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/13895. Acesso em: 10 fev. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour: at a glance. 2020 Disponível em: https://www.who.int/publications-detail-redirect/9789240015128. Acesso em: 10 fev. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.