Banner Portal
A prática da capoeira modifica a noção de corpo de pessoas com deficiência intelectual?
capa 2023 com foto das primeiras edições da revista impressas
PDF

Palavras-chave

Capoeira
Imagem corporal
Deficiência intelectual

Como Citar

ROCHA, Paulo Gabriel Lima; SIMIM, Mário Antônio de Moura; PEREIRA, Antonino Manuel de Almeida; ARANHA, Ágata Cristina Marques. A prática da capoeira modifica a noção de corpo de pessoas com deficiência intelectual?. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023036, 2024. DOI: 10.20396/conex.v21i00.8674547. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8674547. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução: Pessoas com Deficiência Intelectual (DI) apresentam dificuldades no desenvolvimento das habilidades psicomotoras, principalmente na noção de corpo. Objetivo:  Identificar se uma intervenção com a capoeira modifica o perfil psicomotor da noção de corpo de pessoas com DI. Metodologia: Participaram 10 alunos com DI (Masculino: n = 7, 70%; Feminino: n = 3, 30%; Idade: 15±9 anos). Foi aplicado o teste de desenho do corpo presente na Bateria Psicomotora - BPM de Fonseca (2012). Resultados e discussão: Nossos achados indicam que após a intervenção com a capoeira (8 semanas) os alunos melhoraram as suas representações corporais, principalmente no reconhecimento do esquema corporal e reconhecimento dos pormenores anatômicos. Conclusão: Concluímos que o programa de capoeira para pessoas com DI foi eficiente para a modificação da noção de corpo dos participantes da pesquisa.

https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8674547
PDF

Referências

APA, American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BÉDARD, Nicole. Como interpretar os desenhos das crianças. São Paulo: Editora Isis Ltda, 1998.

BOMBONATO, Giseli Aparecida; FARAGO, Alessandra Corrêa. As etapas do desenho infantil segundo autores contemporâneos. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 171-195, 2016. Disponível em: https://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/40/30042016104546.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

CABRAL, Suzana Veloso. Diagnóstico em clínica psicomotora. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Corpora Ediciones, 2019.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. O teste do desenho como instrumento de diagnóstico da personalidade. 47. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

COLUMÁ, Jorge Felipe. Capoeira e psicomotricidade: brincando e aprendendo a jogar. Petrópois, RJ: Vozes, 2017.

CUQUETTO, Douglas Columbi; ESTIGARRIBIA, Marta Isabel Canese de. A capoeira adaptada como alternativa de melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual: desafios e possibilidades. Vitória – ES: Edifes, 2021.

DELAMONT, Sara; DUARTE, Tiago Ribeiro; LLOYD, Issie; STEPHENS, Neil. Os Joelhos! Os Joelhos! Protective Embodiment and Occasional Injury in Capoeira. Frontiers in sociology, Suécia, v. 5, p. 1-11, jan. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8022473/pdf/fsoc-05-584300.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

DOS SANTOS, Gianluca Lindoso; LIMA, Gisele Duarte; SOUZA, Patricia Dineli de; AMORIM, Minerva Leopoldina de Castro; LOPES, Kathya Augusta Thomé. O perfil psicomotor de adultos com deficiência intelectual participantes do PROAMDE. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília-SP, v. 22, n. 1, p. 163-174, 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/10444. Acesso em: 30 jul. 2023.

FEUERSTEIN, Reuven. Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FEUERSTEIN, Reuven; BENHAM, Ann Lewin. Como se dá aprendizagem: aprendizagem mediada no ensino fundamental I – teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

FONSECA, Vitor da. Manual de Observação Psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

FONSECA, Vitor da. Neuropsicomotricidade: ensaio sobre as relações entre corpo, motricidade, cérebro e mente. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2018.

GOBETTI, Viviane Maria dos Santos; CASTRO, Maria Prado. O desenho infantil: um olhar psicopedagógico. Revista de Pós-Graduação Multidisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 4, p. 37-46, mar-set, 2018.

GONÇALVES, Fátima. A neurociência sob o olhar da psicomotricidade: a prática terapêutica e educacional dos conceitos da neurociência na perspectiva do desenvolvimento global da psicomotricidade. São Paulo: Editora Cultural, 2019.

HARDOY, Maria Carolina; SERUIS, Maria Luisa; FLORIS, Francesca; SANCASSIANI, Federica; MORO, Maria Francesca; MELLINO, Gisa; LECCA, Maria Efisia; ADAMO, Siria; CARTA, Mauro Giovanni. Benefits of exercise with mini tennis in intellectual disabilities: effects on body image and psychopathology. Clin Pract Epidemiol Ment Health. v. 7, p. 157-60, 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3195809/pdf/CPEMH-7-157.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

MARTINS, Taís Oliveira; VIEIRA, Janine; EICHLER, Marcelo Leandro. O que acontece dentro da minha cabeça quando penso? Uma análise das representações infantis através do desenho. Ciências & Cognição, Rio Grande do Sul, v. 26, n. 2, 31 dez. 2021. Disponível em: https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1725/1197. Acesso em: 30 jul. 2023.

MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes; MENDES, Enicéia Gonçalves. Inclusão e deficiência intelectual: escola especial e comum sob a ótica dos próprios alunos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 66, 209-226, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/3WWVXDMSPKfBf4dFXwZNQcw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jul. 2023.

MENDES, Ingrid Evans; SALES, Tâmara. O desenho como instrumento de emersão do inconsciente na psicopedagogia. Ideias & Inovação. Aracaju, v. 5, n. 2, p. 55-66, set. 2019. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/7910/3562. Acesso em: 30 jul. 2023.

MENESES, Ana Teresa de Almeida do Espírito Santo; MOTA, Rodrigo Paiva Rodrigues Bártolo. “O corpo do traço/o traço do corpo: o desenho como registo do movimento”. Revista Matéria-Prima. Lisboa, v. 5, n. 2, p. 50-61, maio 2017. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29181/2/ULFBA_MP_v5_iss2_p.50-61.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

MINGHELLI, Beatriz. Musculoskeletal Injuries in Capoeira Athletes: An Epidemiological Study. Healthcare. Basel, Switzerland, v. 11, n. 14, jul. 2023. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10379664/pdf/healthcare-11-01978.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

MORAIS, Rodrigo; CHIANCHIRI, Roberto; MANTOVANI, Flávia. Mediação e propriocepção. Revista Eletrônica da Pós-Graduação da Cásper Líbero – ComTempo. São Paulo, v. 7, n. 3, set./dez. 2015.

MOREIRA, Sergio; TEIXEIRA-ARAÚJO, Alfredo; FILHO, Eduardo Numata; MORAES, Milton; SIMÕES, Herbert. Psychophysiological characterization of different capoeira performances in experienced individuals: A randomized controlled trial. PloS One. São Francisco, Califórnia, v. 13, n. 11, nov. 2018. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0207276#sec001. Acesso em: 30 jul. 2023.

MOREIRA, Sergio; TEIXEIRA-ARAUJO, Alfredo; SANTOS, Aristeu dos; SIMÕES, Herbert. Ten weeks of capoeira progressive training improved cardiovascular parameters in male practitioners. The Journal of sports medicine and physical fitness. Torino, v. 57, n. 3, p. 289–298, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.23736/s0022-4707.16.06030-8. Acesso em: 30 jul. 2023.

NASCIMENTO, Marcelo; PEREIRA, Luiz Dantas; JÚNIOR, Etevaldo Coelho; CASTRO, Hugo Gomes de; APPELL, Hans-Joachim. Avaliação da regulação exteroceptiva e interoceptiva do equilíbrio corporal de idosos ativos. Revista brasileira. Ciências e Movimento. Uberlândia - MG, v. 27, n. 1, p. 50-61, 2019. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/06/998202/avaliacao-da-regulacao-exteroceptiva-e.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

SCHWARTZMAN, José Salomão; LEDERMAN, Vivian Renne Gerber. Deficiência intelectual: causas e importância do diagnóstico e intervenção precoces. Inclusão Social. Brasília - DF, v. 10, n. 2, p. 17-27, jan./jun. 2017. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4028. Acesso em: 30 jul. 2023.

SILVA, Diego Rodrigues; HERZBERG, Eliana. Desenho da Figura Humana: avaliação da imagem corporal na deficiência física. Avaliação Psicológica. Itatiba, v. 16, n. 1, p. 106-115. jan. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v16n1/v16n1a13.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.

SILVA, Jean Adriano Barros da; RABÊLLO, Roberto Sanches. Jogo da capoeira no" jogo" da aprendizagem de pessoas cegas. Revista Recôncavos. Bahia, v. 1, n. 5, p. 24-42, 2019. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/view/974. Acesso em: 30 jul. 2023.

VUIJK, Pieter et al. Motor performance of children with mild intellectual disability and borderline intellectual functioning. J Intellect disability Res. v. 54, n. 11, p. 955-965, nov. 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2788.2010.01318.x. Acesso em: 30 jul. 2023.

ZAIDMAN-ZAIT, Anat; YECHEZKIELY, Miri; DAFNA, Regev. The quality of the relationship between typically developing children and their siblings with and without intellectual disability: Insights from children's drawings. Research in Developmental Disabilities. London, v. 96, jan. 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0891422219302045. Acesso em: 30 jul. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.