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“Educação como prática corporal” dois decênios depois
capa 2023 com foto das primeiras edições da revista impressas
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Palavras-chave

Ensaio
Educação como Prática Corporal
Educação Física
Conhecimento

Como Citar

CARNEIRO, Kleber Tuxen. “Educação como prática corporal” dois decênios depois: (in)compreensões e contribuições (a)temporais. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023022, 2023. DOI: 10.20396/conex.v21i00.8674953. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8674953. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Trata-se de um texto (crítico/reflexivo) cujo propósito residiu em (re)examinar o livro: Educação como Prática Corporal, de autoria dos professores: João Batista Freire e Alcides José Scaglia, publicado nos primeiros anos do novo milênio, mais precisamente em 2003, a fim de (re)olhar a contextura de sua publicação e seus postulados epistemológicos, na medida em que a referida produção (acadêmica) simboliza, de alguma maneira, o robustecimento didático/científico da Educação Física enquanto componente curricular na esfera escolar, decorrente de um cenário (histórico, cultural e social) idiossincrático da república brasileira. Portanto, escrutiná-la, por intermédio do “retrovisor histórico”, identificando seus contributos formativos, suas premissas gnosiológicas e implicações didático-metodológicas podê-lo-ia contribuir (conjecturo) para o processo de consolidação/aprimoramento desta disciplina no tempo presente, ou quiçá reconectar alguns(algumas) ao tecido histórico, ou mesmo introduzir outros(as) ao debate científico e formativo, facultando, por sua vez, observar eventuais flancos inexplorados, sem, no entanto, incorrer em um eventual anacronismo contextual, haja vista tudo o que representou, e segue simbolizando, o livro e seus literatos.

https://doi.org/10.20396/conex.v21i00.8674953
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