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O lúdico na iniciação esportiva
Capa 2024 com foto das primeiras edições da revista
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Palavras-chave

Ginástica rítmica
Lúdico
Iniciação esportiva

Como Citar

GAIO, Roberta. O lúdico na iniciação esportiva: o caso da Ginástica Rítmica Popular. Conexões, Campinas, SP, v. 22, n. 00, p. e024014, 2024. DOI: 10.20396/conex.v22i00.8675319. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8675319. Acesso em: 13 dez. 2024.

Resumo

O estudo se caracteriza como um relato de experiência, baseado na metodologia denominada de Ginástica Rítmica Popular, resultado de um projeto extensionista de mesmo nome, fruto da parceria entre a Universidade Metodista de Piracicaba/SP e a Prefeitura Municipal da mesma cidade, a partir de 1989. O objetivo é apresentar uma experiência exitosa de iniciação esportiva de ginástica rítmica (GR), tendo os jogos e brincadeiras tradicionais e outras como recursos pedagógicos. Partindo das características da modalidade, princípios pedagógicos foram construídos, tendo o lúdico como referencial para a aquisição dos fundamentos da modalidade gímnica em questão. A metodologia baseada no brincar, experimentar e aprender é a proposta para o desenvolvimento da GR na escola ou fora dela, porém na educação física escolar não há a pretensão de se promover a iniciação esportiva, mas sim fomentá-la como conteúdo cultural. Já em outros espaços, o lúdico não elimina o técnico e a evolução de crianças na modalidade pode acontecer, pelo viés dos elementos culturais infantis, como recurso pedagógico.

https://doi.org/10.20396/conex.v22i00.8675319
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Referências

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