Resumo
Introdução: O presente estudo sistematiza uma proposta pedagógica que aborda o jogo enquanto um constitutivo sociocultural, um signo capaz de mediar mundos. Objetivo: descrever uma experiência que tematizou os jogos indígenas como uma possibilidade frente aos jogos hegemônicos nas aulas de Educação Física escolar. As intervenções ocorreram por meio da Oficina de Brinquedos e Brincadeiras (OBBA), uma proposta didática oriunda da Pedagogia da Corporeidade. Metodologia: As oficinas foram mediadas para um público total de 300 alunos do Ensino Fundamental II, entre os meses de abril e maio de 2023, totalizando 24 horas de intervenção. O percurso metodológico foi inspirado na estrutura pedagógica da Aula Laboratório da Pedagogia da Corporeidade (ALPC), organizada em três momentos: sentir, reagir e refletir. Os jogos escolhidos para análise foram: peteca e o jogo da onça, por representarem a cultura indígena, enfocando a compreensão e interpretação dos participantes das oficinas. Resultados e Discussões: Como resultados, observou-se a ampliação do acervo da cultura do jogo dos alunos, que se envolveram na construção dos brinquedos e na experiência do brincar indígena. O principal efeito da experiência destacado foi o desejo de compreenderem a cultura indígena, reconhecendo pela linguagem do jogo um conflito de hegemonia tendente a negligenciar as culturas ancestrais. Conclusão: Concluímos que é possível, por meio da OBBA, promover os conhecimentos da cultura indígena no ambiente educacional, destacando a riqueza motora e cognitiva de seus jogos. Assim valorizando seus elementos étnicos essenciais à construção da identidade do Brasil e excedendo os conteúdos eurocêntricos dominantes dentro da escola.
Referências
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 17 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 17 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília, DF: MEC, 1998.
CERVANTES, Carmen Trigueros. O jogo tradicional na socialização das crianças. In: MURCIA, Juan Antonio Moreno (Org.). Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CANON, Edwin Alexander; FRAGA, Alex Branco. Jogos autóctones indígenas: entre a literatura acadêmica e a cultura indígena. Textura, v.17 n.35, p. 329-339, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/viewFile/1487/1277. Acesso em:
DOCUMENTÁRIO Jogos Indígenas do Brasil. [S. I.: s. n.], 22 nov. 2017. 1 vídeo (27 min.). Publicado pelo canal Origem Jogos e Objetos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OvFvOsSgC_w. Acesso em: 2 fev. 2023.
FERREIRA, Gislaine; PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. Educação Física Intercultural: diálogos com os jogos e brincadeiras Guarani. Horizontes Revista de Educação, Dourados, v. 1, n. 2, p. 79-93, 2013. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3166/1716. Acesso em: 17 dez. 2023.
FIORI, Rafael. Jogos Indígenas. In: COSTA E SILVA, Tiago Aquino da; PINES JÚNIOR, Alípio Rodrigues. Brincar, jogar e aprender: práticas que inspiram o educador e facilitam a aprendizagem. Petrópolis: Editora Vozes, 2020.
GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade. 2003. 344 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade. João Pessoa: Editora UFPB, 2011.
GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando (Org.). Oficina de Brinquedos e Brincadeiras. Petrópolis: Vozes, 2013.
GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Pedagogia da corporeidade e seu epicentro didático: estruturação da aula-laboratório. RebEscolar, São Paulo, v. 1, p. 118–144, 2015.
GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Educação física escolar pela pedagogia da corporeidade: um convite ao brincar. Curitiba: Editora CRV, 2016.
GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Pedagogia da Corporeidade: Protocolo – OBBA. Escola Brincante, 2023. Disponível em: https://2887360d-8eb4-4827-87b2-f97189d7ce3c.filesusr.com/ugd/a8ddba_5cb8d7aaf11d4c51a680a03884c444ab.pdf. Acesso em: 17 dez. 2023.
GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando; MARIN, Elizara Carolina. Catálogo inicial do Museu do Jogo. Escola Brincante, 2023. Disponível em: https://2887360d-8eb4-4827-87b2-f97189d7ce3c.filesusr.com/ugd/a8ddba_64866b3b8fa94bb0ab8b2e42030ee8f8.pdf. Acesso em: 17 dez. 2023.
MARIN, Elizara Carolina; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando (org.). Jogos tradicionais e Educação Física escolar: experiências concretas e sedutoras. Curitiba: Editora CRV, 2016.
MARIN, Elizara Carolina; RIBAS, João Francisco Magno (org.). Jogo tradicional e cultura. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.
MARIN, Elizara Carolina; STEIN, Fernanda (org.). Jogos autóctones e tradicionais de povos da América Latina. Curitiba: Editora CRV, 2015. 278p.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Práticas corporais indígenas: jogos, brincadeiras e lutas para a implementação da Lei nº 11.645/08 na Educação Física escolar. Fortaleza: Aliás, 2021. 137p.
PEREIRA, Maria Odete; Reinaldo, Amanda Márcia dos Santos Reinaldo; Villa, Eliana Aparecida; Gonçalves, Alda Martins. Superando os desafios para oferecer formação de qualidade em enfermagem psiquiátrica. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 1, n. 73, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/SZWXtvz3ZdRr7hQ3zwDfpry/?format=pdf. Acesso em: 17 dez. 2023.
ROCHA FERREIRA, Maria Beatriz. O processo de mudanças na sociedade e os jogos tradicionais indígenas. Anais... SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR, 10, 2007, Campinas. p. 1-19.
SILVA, Sabrine Damian da. Caminhos para o ensino dos jogos tradicionais na escola. In: RIBAS, João Francisco Magno (Org.). Praxiologia motriz na América Latina: aportes para a didática na Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2017.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SME). O jogo da onça – aprenda a jogar. São Paulo: SME, 2016.
SOARES, Leys Eduardo dos Santos. OBBA!!!: oficina de brinquedos e brincadeiras e a tendência antissocial na Educação Física. São Paulo: Dialética, 2023.
SOARES, Leys Eduardo dos Santos; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando; RIBAS, João Francisco Magno. Comunicações motrizes nos jogos populares: uma análise praxiológica. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 159-182, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/26645. Acesso em: 17 dez. 2023.
SOARES, Leys Eduardo dos Santos; MARIN, Elizara Carolina; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Oficina de brinquedos e brincadeiras na promoção de comportamentos sociais. Educación Física y Ciencia, La Plata, v. 21, n. 3, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://www.efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/download/EFyCe093/11620?inline=1. Acesso em: 17 dez. 2023.
SOUSA-CRUZ, Rodrigo Wanderley de. Jogo tradicional-popular e aprendizagem. Curitiba: Appris, 2020.
SOUSA-CRUZ, Rodrigo Wanderley de; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando; RIBAS, João Francisco Magno. Jogo tradicional-popular e aprendizagem: uma análise teórica das comunicações dos jogadores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 96, n. 244, p. 693-701, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/bwqFYyqFLQrmcQxZ4vVJkmf/?format=pdf. Acesso em: 17 dez. 2023.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Conexões