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As competências do professor de educação física na educação especial: uma aproximação preliminar
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Palavras-chave

Educação física adaptada
Educação especial
Competência docente

Como Citar

ANTUNES, Marcelo Moreira; DAMASCENO, Lilian Cristiane Costa; ALMEIDA, José Júlio Gavião; MOURA, Diego Luz. As competências do professor de educação física na educação especial: uma aproximação preliminar. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 4, p. 23–40, 2014. DOI: 10.20396/conex.v12i4.1670. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/1670. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A atuação do professor de educação física na educação especial é sempre desafiadora, demandando uma constante atualização das suas competências. O objetivo do presente estudo se constitui em identificar as competências necessárias ao professor de educação física para intervir adequadamente na educação especial. Para a realização do estudo foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando uma escala Likert construída a partir da perspectiva dos pressupostos de Perrenoud (2000) sobre competência de professores. Foram pesquisados 30 profissionais que atuam na educação especial. Os dados apontam para a valorização de diferentes competências, entretanto, relações interpessoais, gestão e novas tecnologias ainda requerem avanços significativos. A formação continuada também se apresentou muito valorizada, mas ainda necessitam de aproximação com a temática da educação especial e para a construção de competências que se coadunem mais especificamente com essa dimensão da educação.

https://doi.org/10.20396/conex.v12i4.1670
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