Banner Portal
A Copa do Mundo é nossa?
PDF

Palavras-chave

Educação Física multicultural
Futebol
Copa do Mundo

Como Citar

BORGES, Clayton Cesar de Oliveira. A Copa do Mundo é nossa?. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 162–179, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i1.2154. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2154. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O presente relato de experiência é um trabalho pedagógico desenvolvido nas aulas de Educação Física durante o primeiro semestre de 2014, na escola estadual Ida Yolanda Lanzoni de Barros, localizada na cidade de Sorocaba-SP, com estudantes dos 5º anos do ensino fundamental, ancorado em alguns pressupostos da perspectiva multicultural da Educação Física, tais como: mapeamento, valorização da cultura corporal patrimonial e a experiência dos estudantes, problematização, ampliação, aprofundamento e ressignificação dos saberes relativos à prática corporal estudada. Nos caminhos trilhados durante as aulas, foram utilizados diversos recursos e estratégias didático-pedagógicas, como registros em cadernos, pesquisas, apresentações, entrevistas, problematizações, organização de vivências de jogos de futebol e assistência a vídeos, que contribuíram para o entendimento dos estudantes sobre alguns aspectos históricos da Copa do Mundo de futebol, ampliação e aprofundamento dos saberes das crianças no tocante a alguns problemas sociais decorrentes da realização deste megaevento esportivo realizado no Brasil e a organização e vivência de jogos de futebol nas aulas, criando formas de ressignificar a prática corporal ao contexto da classe.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i1.2154
PDF

Referências

HALL, S. Quem precisa de identidade. In: SILVA, T.T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 103-133.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.

COSTA, M. V. Quem são? Que querem? Eis que chegam as nossas escolas as crianças e jovens do século XXI. In: MOREIRA, A. F. B.; ALVES, M. P.; GARCIA, R. L. (Org.). Currículo, cotidiano e tecnologias. Araraquara: Junqueira & Marin, 2006. p. 93-109. v. 2.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.