Banner Portal
A disciplina educação física adaptada nos cursos de graduação no RIO DE JANEIRO
PDF

Palavras-chave

Educação Física adaptada
Pessoa com deficiência
Instituição de ensino superior

Como Citar

MOURA, Diego Luz; CHAN-VIANNA, Alexandre Jackson; ANTUNES, Marcelo Moreira; ALMEIDA, José Julio Gavião de. A disciplina educação física adaptada nos cursos de graduação no RIO DE JANEIRO. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 1–12, 2014. DOI: 10.20396/conex.v12i2.2165. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2165. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é diagnosticar a formação, nas IES particulares do município do Rio de Janeiro, dos novos profissionais que poderão intervir no esporte adaptado. Utilizamos um questionário adaptado de Silva (2005). Apontamos que os professores da disciplina EFA possuem experiência e formação profissional no esporte adaptado, entretanto faltam aulas com atividades “práticas” de intervenção; não existem atividades de extensão e parcerias das IES com qualquer instituição ligada as PCD. A análise das bibliografias utilizada pelas IES revela que estas atendem as novas demandas da área. Estes dados indicam por um lado que os professores pesquisados estão buscando uma adaptação de seus conteúdos as novas demandas da sociedade, mas alguns entraves institucionais ainda precisam ser superados.

https://doi.org/10.20396/conex.v12i2.2165
PDF

Referências

GHIRALDELLI JUNIOR, P. A Educação física progressista: a pedagogia critico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira. São Paulo: Loyola, 1988.

LOVISOLO. H. A arte da mediação. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SILVA, R. F. A ação do professor de ensino superior na Educação Física adaptada: construção mediada pelos aspectos dos contextos históricos, políticos e sociais. 2005. 158 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

DUARTE, E. A formação do profissional em atividade motora adaptada. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; WILLIAMS, L. C. A. (Org.). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: Ed. da UFSCar, 2004. p. 339-342.

NUNES, L. R. O. P.; FERREIRA, J. R.; MENDES, E. G. A produção discente da pós-graduação em educação e psicologia sobre o indivíduo com necessidades educacionais especiais. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; WILLIAMS, L. C. A. (Org.). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: Ed. da UFSCAR, 2004. p.131-142.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.