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A domesticação dos corpos infantis
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Palavras-chave

Corpo
Educação infantil
Subjetividade

Como Citar

SOUZA, Viviane Sobh; NEIRA, Marcos Garcia. A domesticação dos corpos infantis: em destaque as práticas escolarizadas na educação infantil escolarizadas na educação infantil. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 107–125, 2014. DOI: 10.20396/conex.v12i1.2183. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2183. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A pesquisa investiga os mecanismos empregados para educação dos corpos em uma creche municipal. Analisa duas situações rotineiras da Educação Infantil - a festa de aniversário e a hora do sono - com o objetivo de identificar as formas como operam os dispositivos de governamento na infância. Na primeira, discute-se a forma de organização e os procedimentos que caracterizam a comemoração. Na segunda, analisam-se os procedimentos adotados na condução das crianças no momento do descanso. Ambos os casos foram interpretados mediante o confronto com o construto teórico foucaultiano. O estudo realizado permitiu identificar e compreender algumas contribuições da rotina institucional para constituição da subjetividade infantil, controlada por dispositivos de poder que domesticam os corpos, deixando-os dóceis e submissos às ordens sociais dominantes.

https://doi.org/10.20396/conex.v12i1.2183
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Referências

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