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Ginástica e Exame Nacional do Ensino Médio
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Palavras-chave

Ginástica
Ensino
Avaliação educacional
Educação

Como Citar

ZAGHI, Flavio Henrique Lara da Silveira; SIMÕES, Regina Maria Rovigati; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica e Exame Nacional do Ensino Médio. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. Esp., p. 115–126, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13iEsp.8637579. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637579. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pressupõe a realização de uma avaliação dos alunos concluintes ou que já concluíram o Ensino Médio, com o objetivo de detectar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Por ser este obrigatório no ingresso de alunos nas universidades brasileiras, sejam elas públicas ou privadas, a seleção de conteúdos a serem abordados no ensino básico pode ser influenciada pelas questões apresentadas naquele. Desde o ano de 2009, questões da Educação Física foram contempladas no qual o objetivo desse artigo é apresentar como as questões de ginástica foram abordadas. Das 23 questões de EF, quatro relacionaram-se ao tema “ginástica”. Observamos nas questões discussões abrangentes e coerentes a diversos esportes e que as questões não elencaram e nem elevaram as possibilidades da ginástica e suas manifestações esportivas, asseguradas, por exemplo, pela FIG. Muito menos aborda questões da ginástica e sua relação com a demonstração, como a GPT. Além disso, detectamos a extrema ligação entre a ginástica e a saúde física, não havendo quaisquer referências à ginástica enquanto manifestação e identidade de uma cultura, de um povo, ou mesmo enquanto possibilidade de organização e identidade social.

https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp..8637579
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Referências

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