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Dança de salão
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Palavras-chave

Dança de salão
Deficiência auditiva e visual
Inclusão social

Como Citar

ZANIBONI, Lilian Fátima; RODRIGUES, José Augusto. Dança de salão: inclusão social e realização pessoal. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 223–239, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i2.8637625. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637625. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este estudo descreve como aconteceu o processo de ensino e aprendizagem da dança de salão com uma aluna com deficiência auditiva e visual. Para tanto, foi feita uma análise longitudinal das aulas realizadas entre o professor J. A. R., sexo masculino, 37 anos, e sua aluna W. L. W, sexo feminino, 52 anos. Os resultados mostram que a interação entre professor-aluna dava-se a partir da técnica elaborada e adaptada pelo professor, em que o mesmo usava da língua de sinais na palma da mão esquerda de sua aluna. Além da efetividade dessa técnica comunicativa, observou-se que, após as aulas de dança de salão, a aluna passou a apresentar uma melhor postura corporal, agilidade física, mais equilíbrio físico e uma significativa melhora da auto-confiança, que lhe rendeu uma nova estratégia de comunicação e uma vida social mais ativa. Conclui-se, assim, que o ensino-aprendizagem da dança de salão, quando fundamentado em conhecimentos que perpassam pelo bio-psico-social do corpo humano, proporciona bem mais que técnicas e (re)produção de passos. Possibilita superação física, emocional e social, bem como pode viabilizar a inclusão e a realização pessoal.

https://doi.org/10.20396/conex.v11i2.8637625
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Referências

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