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Análise de dissertações e teses em educação e educação física sobre estratégias de ensino e recursos pedagógicos para inclusão do aluno com deficiência
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Palavras-chave

Educação especial
Educação Física
Estratégia
Recurso

Como Citar

FIORINI, Maria Luiza Salzani; BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido; MANZINI, Eduardo José. Análise de dissertações e teses em educação e educação física sobre estratégias de ensino e recursos pedagógicos para inclusão do aluno com deficiência. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 98–116, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i2.8640657. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640657. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

objetivou-se realizar uma análise sistemática de Dissertações e Teses produzidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Física e identificar as estratégias de ensino e os recursos pedagógicos que podem ser estabelecidos pelo professor de Educação Física na inclusão educacional do aluno com deficiência. A análise sistemática foi realizada por meio de cinco passos: 1) definir o objetivo da pesquisa; 2) buscar as Dissertações e Teses a partir da relação dos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Física avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; 3) revisar e selecionar os estudos que atenderam os critérios de inclusão e exclusão; 4) analisar a qualidade metodológica dos estudos e, 5) apresentar os resultados. Os resultados foram discutidos a partir do ano/autor, Instituição, Programa de Pós-graduação, tipo, objetivo, desenho metodológico, participantes e resultados das Dissertações e Teses. Ao todo foram identificadas cinco Dissertações e três Teses com resultados referentes à estratégia de ensino e recurso pedagógico para a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física. As 129 estratégias de ensino identificadas foram para sete diferentes grupos de deficiência e, classificadas em quatro categorias (planejar ou preparar a aula, formar turmas, apresentar e ensinar uma atividade e, conduzir a aula). Os recursos pedagógicos identificados foram para as categorias deficiência intelectual e visual.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640657
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