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Níveis de aptidão física em escolares pré-púbere
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Palavras-chave

Gênero
Aptidão física
Criança

Como Citar

SOUSA, Caio Victor; SANTOS, Renan Renato Cruz dos; VICENTE, Vitor; MOTA, Márcio Rabelo; DANTAS, Renata Aparecida Elias. Níveis de aptidão física em escolares pré-púbere: uma comparação entre gêneros. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 1–11, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i3.8640867. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640867. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Pesquisadores na área das ciências da saúde tem formulado diversas teorias, com o aumento das publicações e debates acadêmicos utilizados como pano de fundo, hoje, no universo escolar. Refletir sobre as desigualdades e promover a inclusão são um dos desafios dos educadores propostos pela ciência. O objetivo desse estudo foi verificar se há diferenças de aptidão física entre meninos e meninas durante o ensino fundamental em uma escola particular de Brasília. Foram coletados dados de 44 crianças com idade média de 8,65±0,6 anos, sendo 22 do sexo masculino e 22 do sexo feminino. Foram mensurados peso(kg), estatura (m) e calculado o índice de massa corporal (kg/m²). Os testes aplicados foram de velocidade (50 metros), agilidade (shuttlerun) e força de membros inferiores (impulsão vertical). Não foram encontradas diferenças significativas antropométricas ou de aptidão física entre os dois grupos. Os achados deste estudo, somado a análise de estudos semelhantes, anteriores, com diferentes populações, sugerem que não há diferença de aptidão física entre gêneros nessa fase da infância, de modo que sob esta premissa não se justificam a separação dos alunos na aula de Educação Física.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i3.8640867
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Referências

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