Banner Portal
Avaliação da performance em jogos desportivos
PDF

Palavras-chave

Análise
Performance
Esporte
GPAI
TSAP

Como Citar

SANTOS, Rafael Benjamin dos; MENDES, Rui Souza; DIAS, Gonçalo Nuno Figueiredo; COELHO E SILVA, Manuel João Cerdeira. Avaliação da performance em jogos desportivos: GPAI E TSAP. Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 137–157, 2016. DOI: 10.20396/conex.v14i2.8646042. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8646042. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Esta revisão de estudos teve como objetivo analisar como é avaliada a performance dos atletas nos desportos coletivos e individuais através dos instrumentos Game Performance Assessment Instrument (GPAI) e Team Sport Assessment Procedure (TSAP). Para tal, efetuou-se um levantamento de todos os instrumentos de avaliação utilizados nos últimos 25 anos e analisaram-se as modalidades onde foram usados. A revisão dos estudos mostra uma maior utilização destes instrumentos nos desportos coletivos (21estudos), sendo o Futebol a modalidade mais estudada (9 estudos). Nos desportos individuais, o Tênis, com 2 estudos, e o Badminton com 1 estudo, foram as modalidades mais abordadas. Conclui-se que o GPAI foi o instrumento mais utilizado, isto devido à adaptação que pode ser feita na análise das componentes técnicas e táticas, as quais têm aplicações práticas nos desportos coletivos e individuais.

https://doi.org/10.20396/conex.v14i2.8646042
PDF

Referências

OSLIN, Judith L.; MITCHELL, Stephen A.; GRIFFIN, Linda L. The Game Performance Assessment Instrument (GPAI): development and preliminary validation. Journal of Sport & Exercise Psychology, Champaign, v. 17, n. 2, p. 231–243, jan.1998.

GRÉHAIGNE, Jean-Francis; GODBOUT, Paul; BOUTHIER, Daniel. Performance assessment in team sports. Journal of Teaching in Physical Education, Champaign, v. 16, n. 4, p. 500–516, july 1997.

HARVEY, Stephen et al. Teaching games for understanding in American high-school soccer: a quantitative data analysis using the game performance assessment instrument. Physical Education and Sport Pedagogy, Abingdon, v.15, n.1, p. 29-54, dec. 2010.

GRÉHAIGNE, Jean-Francis; GODBOUT, Paul. Formative assessment in team sports in a tactical approach context. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, Reston, v. 69, n. 1, p. 46-51, jan. 1998.

GRÉHAIGNE, Jean-Francis.; RICHARD, Jean-François; GRIFFIN, Linda L. Teaching and learning team sports and games. New York: Routledge Falmer, 2005.

HARVEY, S. Effects of teaching games for understanding on game performance and understanding in middle school physical education. 2006. 285 f. Tese (Doutorado) - Oregon State University, Oregon, 2006.

FRENCH, Karen E.; THOMAS, Jerry R. The Relation of knowledge development to children’s basketball performance. Journal of Sport Psychology, Champaign, v. 9, n. 1, p. 15-32, mar. 1987.

SAFONT-TRIA, Bernart Buscà et al. Propuesta de análisis de la táctica individual ofensiva en el fútbol. Apunts: educación física y deportes, Barcelona, v.1, n. 43, p. 63-74, jan.1996.

MENDEZ GIMÉNEZ, Antonio. La observación in vivo del rendimiento deportivo: un instrumento de análisis en iniciación al baloncesto. Lecturas: educacion fisica y deportes: revista digital, Bueno Aires, v. 12, dez. 1998. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd12/amendez.htm. Acesso em: 20 set. 2015.

RICHARD, Jean-François; GODBOUT, Paul; GRÉHAIGNE, Jean-Francis. Students’ precision and interobserver reliability of performance assessment in team sports. Research Quarterly for Exercise and Sport, Washington, v.71, n. 1, p. 85-91, mar. 2000.

GRÉHAIGNE, Jean-Francis; MAHUT, B.; FERNANDEZ, A. Qualitative observation tools to analyse soccer. International Journal of Performance Analysis in Sport, v.1, n.1, p. 52–61, jul. 2001.

HARVEY, S. Teaching games for understanding: a study of U19 college soccer players improvement in game performance using the Game Performance Assessment Instrument. In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF TEACHING SPORT AND PHYSICAL EDUCATION FOR UNDERSTANDING, 2., 2003, Melbourne. Proceedings… Melbourne: University of Melbourne, 2003. p. 11-25.

GARCIA, Juan Antonio; RUIZ PÉREZ, Luis Miguel. Análisis comparativo de dos modelos de intervención en el aprendizaje del balonmano. Revista de Psicologia Del Deporte, Palma de Mallorca, v. 12, n. 1, p. 55–66, abr. 2003.

TALLIR, I. et al. Validation of video-based instruments for the assessment of GP in handball and soccer In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF TEACHING SPORT AND PHYSICAL EDUCATION FOR UNDERSTANDING, 2., 2003, Melbourne. Proceedings… Melbourne: University of Melbourne, 2003. p. 108-113.

REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por Galperin. 2003. 319 f. Tese (Doutorado) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2003.

BOHLER, Heidi.; MEANEY, Karen. Sport education: examining an alternative physical education instructional approach. In: NATIONAL CONVENTION AND EXPOSITION, RESEARCH CONSORTIUM PEDAGOGY, 2004, Chicago. Disponível em: https://aahperd.confex.com/aahperd/2005/finalprogram/paper_6742.htm.

CORRÊA, Umberto Cesar; SILVA, Antonio Sabino da; PAROLI, Rejane. Efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futebol de salão. Motriz, Rio Claro, v.10, n. 2, p. 79–88, maio/ago. 2004.

PRUDENTE, João; GARGANTA, Júlio; ANGUERA, M. T. Desenho e validação de um sistema de observação no andebol. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 4, n. 3, p. 49–65, jul. 2004.

RAMOS, Valmor; SANTOS, Andreza Mara de Castro. A capacidade de decisão do jovem jogador de basquetebol: um estudo com escolares em Florianópolis. Acta do Movimento Humano, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 35-40, jan. 2005.

IGLESIAS GALLEGO, Damián et al. Influencia de un programa de supervisión reflexiva sobre la toma de decisiones y la ejecucución del pase en jóvenes jugadores de baloncesto. Revista de Psicología del Deporte, Palma de Mallorca, v. 14, n. 2, p. 209-223, set. 2005.

WRIGHT, Steven et al.Teaching teachers to play and teach games. Physical Education & Sport Pedagogy, Abingdon, v. 10, n.1, p. 61-82,jan. 2005.

CHATZOPOULOS, D.; TSORMBATZOUDIS, H.; DRAKOU, A. Combinations of technique and games approaches: effects on game performance and motivation. Journal of Human Movement Studies, v. 50, n. 3, p. 157-170, apr. 2006.

HOPPER, T. Teaching tennis with assessment "for"and"as" learning. Journal of Physical Health Education, v.73, n. 3, p. 22-28, oct. 2007.

PRITCHARD, Tony et al. Effects of Two Instructional Approaches on Skill Development, Knowledge, and Game Performance. Measurement in Physical Education and Exercise Science, Routledge, v. 12, n. 4, p. 219-236, oct. 2008.

NADEAU, L.; GODBOUT, P.; RICHARD, J.F. Assessment of ice hockey performance in real-game conditions. European Journal of Sport Science, Abingdon, v. 8, n. 6, p. 379-388, nov. 2008.

MACPHAIL, Ann; KIRK, David; GRIFFIN, Linda. Throwing and catching as relational skills in game play: Situated learning in a modified game unit. Journal of Teaching in Physical Education, Champaign, v. 27, p. 100-115, jan. 2008.

HASTIE, P. A.; SINELNIKO, O. A.; GUARINO, A. J. The development of skill and tactical competencies during a season of badminton. European Journal of Sport Science, Abingdon, v. 9, n. 3, p.133-140, apr. 2009.

COSTA, Israel Teoldo da et al. Análise e avaliação do comportamento tático no futebol. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 21, n. 3, p. 443-455, jul. 2010.

ROBINSON, Daniel B.; FORAN, Andrew. Pre-service physical education teachers implementation of “TGfU Tennis”: assessing elementary students game play using the GPAI. Physical & Health Education Nexus, Otawa, v. 3, n. 2, p. 1-19, july 2011.

MESQUITA, Isabel; FARIAS, Claudio; HASTIE, Peter. The impact of a hybrid Sport Education-Invasion Games Competence Model soccer unit on students’ decision making, skill execution and overall game performance. European Physical Education Review, v.18, n. 2, p. 205-219, june 2012.

CLEMENTE, Filipe Manuel et al. Acute effects of the number of players and scoring method on physiological, physical, and technical performance in small-sided soccer games. Research in Sports Medicine, New York, v. 22, n. 4, p. 380-397, july 2014.

COSTA, Israel Teoldo da et al. Princípios táticos do jogo de futebol : conceitos e aplicação os princípios táticos. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 657-668, set. 2009.

BUNKER, D.; THORPE, R. A model for the teaching of games in secondary schools. Bulletin of Physical Education, London, v.18, n. 1, p. 5-8, 1982.

MITCHELL, Stephen A.; OSLIN, Judith L.; GRIFFIN, Linda L. Teaching sport concepts and skills: a tactical games approach. Champaign: Human Kinetics, 2006.

MEMMERT, Daniel; HARVEY, Stephen. The Game Performance Assessment Instrument (GPAI): some concerns and solutions for further development. Journal of Teaching in Physical Education, Champaign, v. 27, n. 2, p. 220-240, apr. 2008.

DEL CAMPO, D. G. D.; JORDAN, O. R. C; LOPEZ, L. M. G. Assessment of primary school students’ decision-making and game play ability in a 4 vs. 4 invasion game. In: TEACHING GAMES FOR UNDERSTANDING INTERNATIONAL SEMINAR, 2008, Vancouver. Proceedings… Vancouver: AIESEP, 2008.

BUNKER, David; THORPE, R. From theory to practice. In: R. THORPE, R; D. BUNKER, D.; ALMOND, L; (Ed.). Rethinking games teaching. Loughborough: University of Technology, 1986. p.11-16.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.