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Percepção de crianças praticantes de judô em relação ao colega com deficiência visual
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Palavras-chave

Pessoas com deficiência
Inclusão educacional
Esportes para pessoas com deficiência

Como Citar

HARNISCH, Gabriela Simone; BORELLA, Douglas Roberto; STORCH, Jalusa Andreia; DUARTE, Anne Caroline; ALMEIDA, José Júlio Gavião de. Percepção de crianças praticantes de judô em relação ao colega com deficiência visual. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 51–64, 2017. DOI: 10.20396/conex.v15i1.8646435. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8646435. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi de verificar a percepção de crianças praticantes de judô em relação ao colega com deficiência visual. O estudo caracterizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo, tendo como instrumento para coleta de dados um questionário aplicado à 18 crianças. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011), e posteriormente foram quantificados. Os resultados apontaram que 54% dos participantes entendem que o conceito de deficiência visual seja cegueira, sobre as ajudar necessárias; 89% afirmaram concordar com a inclusão de pessoas com deficiência visual em aulas de judô; outros 11% relataram não concordar e nem discordar conforme relato dos participantes. Percebe-se assim que a inclusão e aceitação do aluno com deficiência está ocorrendo, bem como a socialização entre ambos

https://doi.org/10.20396/conex.v15i1.8646435
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