Banner Portal
Possibilidades pedagógicas para o ensino do tênis na escola
PDF

Palavras-chave

Educação física escolar
Pedagogia do esporte
Tênis

Como Citar

GINCIENE, Guy; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; DARIDO, Suraya Cristina. Possibilidades pedagógicas para o ensino do tênis na escola. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 4, p. 505–521, 2018. DOI: 10.20396/conex.v15i4.8649663. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8649663. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo, de caráter ensaístico-propositivo, tem o intuito de apontar alguns aspectos para a sistematização do ensino dos elementos técnicos e táticos do tênis nas escolas segundo as abordagens atuais da Pedagogia do Esporte. Inicialmente são apresentados os elementos de desempenho do tênis, em especial aqueles enfatizados nas fases iniciais de ensino: a técnica (habilidade técnica) e a tática (tática individual). Num segundo momento são apresentadas as formas de ensino destes elementos segundo as abordagens atuais da Pedagogia do Esporte. Desse modo, nesta perspectiva de ensino, são apresentadas propostas para ensinar alunos com poucas habilidades, ao mesmo tempo em que estas são desenvolvidas durante os jogos táticos, envolvendo também as habilidades técnicas básicas da fase de iniciação e as formas de adaptação dos materiais durante a fase inicial de ensino em um contexto educacional com elevado número de crianças. 

https://doi.org/10.20396/conex.v15i4.8649663
PDF

Referências

BOLONHINI, Sabine Zink. Pedagogia do esporte e a iniciação ao tênis de campo: um estudo nos principais clubes de São Paulo. UNICAMP, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2. ed. rev. Brasília, 2016. Brasília, 2016.

CALVO, Adriano Perciva; MATTHIESEN, Sara Quenzer. Diagnóstico do conteúdo da Educação Física Escolar: o atletismo em foco. Revista Digital De Educacion Fisica, v. 16, n. 164 , 2012. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd164/conteudo-da-educacao-fisica-escolar-o-atletismo.htm. Acesso em: 2 jan. 2016.

CALVO, Adriano Perciva; MATTHIESEN, Sara Quenzer. O atletismo está presente nas aulas de Educação Física Escolar? Revista Digital De Educacion Fisica, v. 16, n. 160 , 2011. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd160/o-atletismo-na-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 2 jan. 2016.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Educação_física_na_escola.html?id=ANTXXwAACAAJ&pgis=1. Acesso em: 14 jan. 2016.

DEL PRIORE, Mary; MELO, Victor Andrade de. Apresentação. História do esporte no Brasil. São Paulo: Ed. da UNESP, 2009.

DRUMOND, Maurício. O esporte como política de Estado: Vargas. História do esporte no Brasil. São Paulo: Ed. da UNESP, 2009.

FLORENZANO, João Paulo. A democracia corinthiana: práticas de liberdade no futebol brasileiro. São Paulo: FAPESP, 2009.

.

FREIRE, João Batista. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores Associados, 2003.

.

GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 25, n. 1, p. 153, 2014. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088.

GILLMEISTER, Heiner. Tennis history. ITF Coaching and Sport Science Review, v. 15, n. 46, p. 16-18 , 2008.

GINCIENE, Guy. Tênis de campo. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (Org.). Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote. Maringá: Eduem, 2014. p. 157–205.

GINCIENE, Guy; ABURACHID (Org.). Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote. Maringá: Eduem, 2014. p. 63-109.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Sistema de classificação de esportes. Revista Digital de Educacion Fisica, v. 10, n. 71, 2004. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd71/esportes.htm. Acesso em: 5 jan. 2016.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: Ed. da UFES, 2012 .

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Práticas corporais e a organização do conhecimento: esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote. Maringá: Eduem, 2014. Disponível em: http://www.americanbanker.com/issues/179_124/which-city-is-the-next-big-fintech-hub-new-york-stakes-its-claim-1068345-1.html.

GUEDES, Simoni Lahud. Futebol e identidade nacional: reflexões sobre o Brasil. História do Esporte no Brasil. São Paulo: Ed. da UNESP, 2009.

HARVEY, Stephen; JARRETT, Kendall. A review of the game-centred approaches to teaching and coaching literature since 2006. Physical Education & Sport Pedagogy, p. 1–23, jan. 2013. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17408989.2012.754005.

KRÜGER, Geovane. O Tênis de Campo como uma possibilidade para as aulas de educação física escolar. Cadernos de Formação RBCE, 2013.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. Disponível em: http://www.amazon.com.br/Atletismo-Teoria-Prática-Educação-Superior/dp/8527712903/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1451739631&sr=8-2&keywords=sara+quenzer+matthiesen. Acesso em: 2 jan. 2016. .

MAZO, Janice; BALBINOTTI, Carlos. A história do tênis na Era Moderna. O ensino do tênis: novas perspectivas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MITCHELL, Stephen A.; OSLIN, Judith L.; GRIFFIN, Linda L. Teaching Sport Concepts and Skills. 3. ed. Champaign: Human Kinetics, 2013.

OLIVEIRA, Mascus Aurelio Tabordan de. O esporte brasileiro em tempos de exceção sob a égide da Ditadura (1964-1985). História do esporte no Brasil. São Paulo: Ed. da UNESP, 2009.

PAES, Roberto Rodrigues. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Ed. da Ulbra, 2002.

PARLEBAS, Pierre. Juegos, deporte y sociedades: léxico de praxeología motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001. 502p. Disponível em: https://books.google.com/books?id=vxDwXPRBnuoC&pgis=1. Acesso em: 4 jan. 2016.

BETTI, Irene Conceição Rangel. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25–31 , 1999. Disponível em: http://www.ceap.br/material/MAT05022010213839.pdf.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2000. .

SIEDENTOP, Daryl. Sport education: quality pe through positive sport experiences. 1994. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Sport_Education.html?id=hexyQgAACAAJ&pgis=1. Acesso em: 14 jan. 2016. .0873224353.

SIEDENTOP, Daryl; HASTIE, Peter; MARS, Hans Van Der. Complete guide to sport education. 2. ed. Champaign: Human Kinetics, 2011.

THORPE, R.; BUNKER, D.; ALMOND, L. Rethinking games teaching. 1986. 79 f. Monograph (Leicstershire) - Univesity of Loughborough, Loughborough, 1986.

VENDITTI JR, Rubens; SOUSA, Marlus Alexandre. Tornando O “jogo possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte: os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem. Pensar a Prática, Goiania, v. 11, n. 1, p. 47–58 , 2008. Disponível em: http://revistas.ufg.emnuvens.com.br/fef/article/view/1796/3335.

WILLIAMS, A Mark; HODGES, Nicola J. Practice, instruction and skill acquisition in soccer: Challenging tradition. Journal of Sport Sciences, v. 23, n. 6 , 2005.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.