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Educação física adaptada como perspectiva de inclusão
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Palavras-chave

Educação física adaptada
Inclusão educacional
Educação física escolar
Estágio curricular supervisionado

Como Citar

MILAN, Fabrício João; SALLES, William das Neves; RODRIGUES, Lilian Beatriz Schwinn. Educação física adaptada como perspectiva de inclusão: a percepção de escolares na educação física escolar. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 4, p. 432–451, 2018. DOI: 10.20396/conex.v15i4.8649675. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8649675. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a percepção de escolares do Ensino Médio sobre a inclusão nas aulas de Educação Física a partir do conteúdo Educação Física Adaptada (EFA) durante a disciplina de estágio. Fizeram parte 23 escolares do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do oeste de Santa Catarina. Para a recolha das informações utilizou-se questionário semiestruturado e um diário de campo. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Quanto aos resultados consideraram-se cinco categorias, 1) o desconhecimento e vaga vivência da EFA; 2) o contraste entre a desordem no espaço escolar e as condições de trabalho oferecidas (ex ante) e; 1) a reformulação da visão ante a EFA; 2) o predomínio de determinado receio à inclusão; 3) a aceitação, inserção e continuidade da EFA na escola (ex post). Concluiu-se que, os escolares não apresentavam uma concepção ampliada sobre a inclusão e a EFA. A reformulação desta visão ficou condicionada ao entendimento da própria EFA e que a mesma possibilita a inclusão nas aulas de Educação Física, bem como na escola como um todo, desde que tenha continuidade no ambiente escolar.

https://doi.org/10.20396/conex.v15i4.8649675
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