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Comparação da frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço entre o Tênis de mesa e o game table Tennis nos consoles Xbox Kinect e Nintendo Wii
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Palavras-chave

Frequência Cardíaca
Jogos de Vídeo
Tênis de Mesa

Como Citar

VAGHETTI, César Augusto Otero; MACHADO, João Viane; DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo. Comparação da frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço entre o Tênis de mesa e o game table Tennis nos consoles Xbox Kinect e Nintendo Wii. Conexões, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 299–311, 2018. DOI: 10.20396/conex.v16i3.8650957. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8650957. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O estudo objetivou verificar e comparar a frequência cardíaca (FC) e a percepção subjetiva de esforço (PSE) durante o gameplay entre o Tênis de Mesa (TM) e o game do table tennis nos consoles Kinect Xbox (TTK) e no Nintendo Wii (TTW). Participaram do estudo 12 homens com 21,8 ± 3,1 (anos), 81 ± 11,24 (kg) e 176 ± 7 (cm). Os games geraram valores similares de FC média em TTW (83,67 ± 16,7 bpm) e TTK (89,67 ± 16,32 bpm), mas durante o TM foi observada demanda cardiovascular superior (103,50 ± 23,9 bpm). A PSE média encontrada no TTW (1,5 ± 0,67 ua) foi estatisticamente menor que no TM (2,67 ± 0,78 ua), mas não diferiu do TTK (2 ± 1,04 us). Os resultados sugerem que o Tênis de Mesa virtual, em ambos consoles, não é eficiente para aumentar a demanda cardiovascular. 

https://doi.org/10.20396/conex.v16i3.8650957
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