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Currículo escolar e a busca por reconhecimento
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Palavras-chave

Currículo
Reconhecimento mútuo
Educação básica

Como Citar

SILVA, Mauro Sérgio da. Currículo escolar e a busca por reconhecimento. Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019018, 2019. DOI: 10.20396/conex.v17i0.8655084. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8655084. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: Apresentar reflexões acerca do currículo do município de Aracruz-ES a partir de sete escolas com elevado Ideb em 2013. Nesse texto busca-se problematizar a ideia de um currículo único, destacando algumas implicações para as práticas nos contextos situados e a busca de reconhecimento como um elemento motivador do comprometimento docente com o aprendizado. Metodologia: Desenvolveu-se uma pesquisa de viés etnográfico. A análise foi realizada com base na teoria do reconhecimento de Honneth (2003). Resultados e Discussão: Identificamos que nas escolas participantes do estudo, o respeito à diversidade e às idiossincrasias fomentam um trabalho contextualizado, propiciando a construção coletiva do currículo, condição que responsabiliza e implica os sujeitos com a aprendizagem ao se verem contemplados em diferentes momentos do processo. Conclusão: Isso aproxima os sujeitos dos seus objetivos e desejos na vivência do currículo e potencializa o desenvolvimento do reconhecimento mútuo, segundo Honneth (2003).

https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8655084
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Referências

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