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Educação física escolar, corpo e linguagem
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Palavras-chave

Corpo
Linguagem
Educação física

Como Citar

MACHADO, Aline Gomes; BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. Educação física escolar, corpo e linguagem: reflexões epistemológicas no contexto brasileiro. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021024, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8661440. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8661440. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Objetivo: O objetivo do presente estudo consiste em apresentar reflexões acerca da concepção de linguagem a partir dos estudos de Vygotsky, Luria, Leontiev  e Bakhtin, além de dialogar sobre as relações entre corpo e linguagem à luz de diferentes matrizes teóricas, passando pelas contribuições de trabalhos da área de Educação Física. Método: Trata-se de um aprofundamento teórico, a partir da análise apresentada sobre o desenvolvimento do conceito de linguagem pelas diferentes matrizes teórica no campo da Educação Física. Resultados: Identifica-se a necessidade de verificar como a relação entre Educação Física e linguagem é compreendida no contexto escolar brasileiro e de que forma ela se dá na ação pedagógica. Considerações Finais: Compreender a Educação Física como linguagem representa um significativo avanço para a área, pois eleva as possibilidades de ensino sob um viés crítico, distanciando-o das práticas excludentes e mecanicistas que por muito tempo estiveram enraizadas no campo escolar.

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8661440
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Referências

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