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Educação física e centro de atenção psicossocial
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Palavras-chave

Educação física
Assistência à saúde mental
Corpo humano
Promoção da saúde
Qualidade de vida

Como Citar

PEREIRA, Pedro Victo Domingues; OLIVEIRA, Bérgson Nogueira de. Educação física e centro de atenção psicossocial: as práticas corporais no processo de redução do sofrimento psíquico. Conexões, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022023, 2022. DOI: 10.20396/conex.v20i00.8668343. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8668343. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Objetivos, Compreender as atribuições das Práticas Corporais (PC) de Educação Física (EDF) no processo de Redução do Sofrimento Psíquico (RSP). Metodologia, A pesquisa foi desenvolvida no CAPS III da cidade de Iguatu-CE, com a participação de oito usuários de um grupo de EDF “vidas ativa” realizado em ambientes fora CAPS. A pesquisa foi desenvolvida mediante uma entrevista semiestruturada. O material subjetivo foi captado por meio de um gravador de voz portátil, sendo o material analisado por meio da técnica de análise de conteúdo, proposto por Bardin. Resultados e discussão, A realização de um grupo de EDF, utilizando-se dos diversos espaços que constitui um território, permitiu compreender que ás PC se apresentava como importante meio de intervenção terapêutica, principalmente quando as atividades tendem a não restringir a movimentações dos corpos, o que pode contribuir para o aumento da expressão de sentimento através das práticas. Foi possível compreender que durante as PC de EDF os usuários tendiam a reduzir seus pensamentos de morte, por meio de um processo aqui denominado de “Interrupção momentânea do sofrimento”. Considerações Finais/Conclusão. É necessário que os profissionais de EDF possam ser mais críticos durante suas atividades no campo da saúde mental, pois a aplicação do poder recai sobre os corpos em forma de disciplinas, pois além de produzir o controle sobre o movimento, pode contribuir para a destituição da EDF enquanto fenômeno capaz de promover cuidado, qualidade e afirmação de vida e passe a promover práticas repressoras dos corpos e promotora do adoecimento.

https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8668343
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