Banner Portal
Ginástica para Todos e cultura popular
PDF

Palavras-chave

Ginástica
Cultura
Cultura popular

Como Citar

LOPES, Priscila; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica para Todos e cultura popular: (re)conhecimento e valorização de manifestações populares. Conexões, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022031, 2023. DOI: 10.20396/conex.v20i00.8670839. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8670839. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: analisar o conhecimento sobre cultura e manifestações populares regionais em um grupo de Ginástica para Todos (GPT) vinculado a uma extensão universitária que propôs dialogar com as referidas temáticas quando da composição de uma coreografia. Metodologia: aplicaram-se dois questionários com perguntas abertas e fechadas no início e término do semestre, aos 32 integrantes participantes do projeto que foram analisados por tabulação simples e Análise Temática. Resultados e discussão: sobre o conhecimento acerca das culturas populares regionais, os integrantes citaram 53 tipos de manifestações no questionário pré-projeto, sendo os locais onde tomaram conhecimento também variados (18). Após participação no projeto, esses números foram maiores: 71 manifestações das culturas populares regionais reconhecidas em 24 locais diferentes (aumento de 33% e 30% respectivamente). Comparativamente, o conceito de cultura popular incorporou questões pessoais, mas também amenizou a sua relação com a baixa condição socioeconômica. Conclusões: propostas de GPT podem promover espaços tanto para discussão sobre a diversidade da cultura regional, quanto para o fomento de experiências de produção e recepção (ativa) artística, auxiliando não só na disseminação cultural, mas também no processo de superação e autovalorização pelo caminho do fortalecimento da cultura.

https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8670839
PDF

Referências

ABIBI, Pedro Rodolpho Jungers. Cultura popular e contemporaneidade. Patrimônio e Memória, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 102-122, 2015. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/476. Acesso em: 10 ago. 2022.

ALMEIDA, Camila das Mercês Duarte; MOTA, Kaio César Celli; NASCIMENTO, Iracema Santos; CARBINATTO, Michele Viviene. Pensamento pedagógico decolonial e a ginástica: diálogos iniciais. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 20, n. 4, p. 85-92, 2021.

AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas: UNICAMP, 2003.

BARBOUR, Rosaline. Grupos focais. Tradução: Marcelo Figueiredo Duarte. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BATISTA, Mellina Souza; LOPES, Priscila; PATRÍCIO, Tamires Lima; HENRIQUE, Nayana Ribeiro; FURTADO, Lorena Nabete dos Reis; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica para todos: questões sobre uma experiência de aprendizagem crítica. Corpoconsciência, v. 24, n. 1, p. 194-204, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/9824. Acesso em: 10 ago. 2022.

BENTO, Jorge Olímpio. Desporto discurso e substância. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física, UNICAMP – Centro de Estudos Avançados – Coleção CEAv Esporte, v. 2, 2013.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Método Paulo Freire. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclídes; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p. 263-264.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Vocação de criar: anotações sobre a cultura e as culturas populares. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 138, p. 715-746, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742009000300003. Acesso em: 10 ago. 2022.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 10 ago. 2022.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

CORRÊA, Lionela da Silva; VERDE, Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo; SILVA, Enoly Cristine Frazão; HENRIQUE, Nayana Ribeiro. Identidade cultural e ginástica para todos: uma experiência amazônica. In: CARBINATTO, Michele Viviene; EHRENBERG, Mônica Caldas. (Org.). Festival ginástico e isolamento social: retratos de um evento on-line. Bagai: Curitiba, 2020, p. 117-131.

DALGLISH, Lalada. Tradição e Identidade na Cerâmica Popular do Vale do Jequitinhonha. Arte e Crítica, Jornal da ABCA, n. 33, p. 1-11, 2015. Disponível em: http://www.f2mvirtual.com.br/abca/n33/12lalada.html. Acesso em: 5 jul. 2022.

DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

DIAS NETO, Jose. Vivências e resistências quilombolas contemporâneas: notas sobre a identidade e a territorialidade da comunidade Quartel do Indaiá em Diamantina/MG. Revista Idealogando, v. 2, n. 1, p. 5-17, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/idealogando/article/view/230696/NETO. Acesso em: 10 ago. 2022.

ELTERMANN, Ana Claudia Fabre. O canto dos Vissungos: tradição e resistência. Work. Pap. Linguíst. v. 16, n. 2, p. 124-138, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1984-8420.2015v16n2p124. Acesso em: 10 ago. 2022.

FÁTIMA, Conceição Vianna; UGAYA, Andressa de Souza. Ginástica para todos e pluralidade cultural: movimentos para criar novos pensamentos. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira; TOLEDO, Eliana. (Org.). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. UEG: Anápolis, 2016, p. 141-154.

FECAJE – FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES CULTURAIS E ARTÍSTICAS DO VALE DO JEQUITINHONHA. FESTIVALE. 2020. Disponível em: https://www.fecaje.org.br/festivale. Acesso em: 20 jan. 2020.

FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012.

FRANKLIN, Ruben Maciel; AGUIAR, Antonio Sérgio Pontes. Cultura popular, um conceito em construção: da tradição dos românticos e folcloristas à emergência política dos estudos culturais. História e Cultura, Franca, v. 7, n. 1, p. 238-257, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.18223/hiscult.v7i1.2156. Acesso em: 10 ago. 2022.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GÓIS JUNIOR, Edivaldo; SOARES, Carmen Lúcia; TERRA, Vinícius Dermarchi Silva. Corpo-máquina: diálogos entre discursos científicos e a ginástica. Movimento, v. 21, n. 4, p. 973–984, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.52754. Acesso em: 10 ago. 2022.

GUERRERO, Patrícia. “Canoa não é força, é opinião”: O Vale do Jequitinhonha contado e cantado por canoeiros. Revista Anthropológicas, v. 21, n. 2, p. 305-328, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23720/19375. Acesso em: 10 ago. 2022.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Tradução: Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

LEAL, Juliana Helena Gomes; PEREIRA, Kênia Aparecida. O Jequitinhonha nos versos de Gonzaga Medeiros. Revista Científica Vozes dos Vales – UFVJM, n. 8, p. 1-20, 2010/2015.

LEAL, Juliana Helena Gomes. Performance art: criação e reflexão teórico-crítica no contexto universitário. Aletria, v. 26, n. 1, p. 87-106, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.87-106. Acesso em: 10 ago. 2022.

LIMA, Camila da Costa. Tradições, técnicas e estilos na produção cerâmica do Vale do Jequitinhonha. Revista Digital Art&, n. 16, p. 1-7, 2015.

LOPES, Priscila; NIQUINI, Claudia Mara. Do barro à arte: experiências de diálogo entre a extensão universitária e a cultura popular. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 1, p. 1-19, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i1.7512. Acesso em:

LOPES, Priscila; NOBRE, Juliana Nobre Pontes; NIQUINI, Claudia Mara. Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha: a compreensão dos formandos em Educação Física da UFVJM. Revista Científica Vozes dos Vales – UFVJM, n. 16, p. 1-24, 2019. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2019/10/Priscila.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

LOPES, Priscila. A gente abre a mente de uma forma extraordinária: potencialidades da pedagogia freiriana no desenvolvimento da ginástica para todos. 2020. 286 f. Tese (Doutorado) – Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da animação. Campinas: Papirus, 1990.

MARQUES, Reinaldo. Entre o global e o local: cultura popular do Vale do Jequitinhonha e reciclagens culturais. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 5, p. 125-140, 2000.

MATTOS, Sônia Missagia. Mãos criadoras de vida: ceramistas do Vale do Jequitinhonha. Habitus, v. 5, n. 1, p. 187-207, 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18224/hab.v5.1.2007.187-207. Acesso em: 10 ago. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; GOMES, Romeu (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

NASCIMENTO, Elaine Cordeiro. Vale do Jequitinhonha: Entre a carência social e a riqueza cultural. Revista de Artes e Humanidades, n. 4, p. 1-15, 2009.

PATRICIO, Tamires Lima; CARBINATTO, Michele Viviene. Merleau-Ponty e ginástica para todos: repensando paradigmas na educação física/esporte. Conexões, v. 19, p. e021025, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8661275. Acesso em: 10 ago. 2022.

PAULINO, Thiago. Culturas populares: trajetórias conceituais e construções de sentido. Revista Ambivalências, v. 3, n. 6, p. 255-278, 2015.Disponível em: https://doi.org/10.21665/2318-3888.v3n6p255-278. Acesso em: 10 ago. 2022.

RAMALHO, Juliana Pereira; DOULA, Sheila Maria. O Jequitinhonha nas páginas do jornal Geraes: cultura e territorialidade. Revista de Artes e Humanidades, n. 4, p. 1-20, 2009.

RIBEIRO, Rita. Cultura popular: uma revisitação conceptual. In: MARTINS, Moisés de Lemos; MACEDO, Isabel (Ed.). Políticas da língua, da comunicação e da cultura no espaço lusófono. Braga: Húmus, 2019, p. 105-115. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/63087. Acesso em: 10 ago. 2022.

SERVILHA, Matheus de Moraes. Quem precisa de região?: o espaço (divido) em disputa. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.

SILVA, Renata de Lima; FALCÃO, José Luiz Ciqueira. Cultura popular: seus contornos, desdobramentos e materializações. Rascunhos, v. 3, n. 2, p. 7-20, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-02. Acesso em: 10 ago. 2022.

SOARES, Carmem Lúcia. Imagens da educação no corpo. Campinas: Autores Associados, 1998.

SOUSA, Eustáquia Salvadora de; VAGO, Tarcísio Mauro. O ensino de educação física em face da nova LDB. In: COLÉGIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE (Org.). Educação física escolar frente à LDB e aos PCNs: profissionais analisam renovações, modismos e interesses. Ijuí: Sedigraf, 1997.

TOLEDO, Eliana; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; CARBINATTO, Michele Viviene. Fundamentos da ginástica para todos. In: NUNOMURA, Myrian (Org.). Fundamentos da ginástica. 2. ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2016.

UFVJM – UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Regulamento do Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM. Diamantina 2014.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.