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Interação no curso das ações de saque e bloqueio no voleibol juvenil
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Palavras-chave

Ação
Saque
Bloqueio
Voleibol

Como Citar

CASTRO, Henrique de Oliveira; CAVALLI, Ivan; MATIAS, Cristino Julio Alves da Silva; GRECO, Pablo Juan. Interação no curso das ações de saque e bloqueio no voleibol juvenil. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 3, p. 34–54, 2014. DOI: 10.20396/conex.v12i3.2158. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2158. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Nesse estudo analisou-se a interação no curso das ações de saque e bloqueio na categoria Juvenil masculino e feminino de Voleibol. Foram analisados quatro jogos da categoria juvenil masculina e cinco jogos da feminina, totalizando 31 set’s e 13.665 registros de cenas. Para o saque, analisou-se a eficácia; para o bloqueio, a eficiência e ajustamento, composição e compactação e a eficácia. Analisou-se também o número de atacantes mobilizados, tempo de bola e posição do ataque. Foi realizada uma estatística descritiva utilizando-se de frequência absoluta, frequência relativa e moda como medida de tendência central. Os valores de acordo inter e intra observadores foram superiores a 80%. Observou-se que no masculino as equipes utilizaram mais de ataques de 3º tempo, sendo recorrente marcação de bloqueios duplos coesos, com a relação bloqueio/defesa apresentando falhas e com poucas ações de distribuição frequente de ataques pelas três posições da zona de ataque. No feminino fez-se uso de saques com maiores eficácias, sendo recorrente o recuo do bloqueio. Os levantamentos de 3º tempo foram mais requisitados, com a marcação de ponto ou continuidade da jogada sendo as mais frequentes nas partidas.

https://doi.org/10.20396/conex.v12i3.2158
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