Banner Portal
Os reflexos fenômeno – midiáticos do processo de aprendizagem esportiva no município de Araputanga MTM esportiva no município de ARAPUTANGA MT
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Mídia
Aprendizagem
Educação Física
Interdisciplinaridade

Cómo citar

RODRIGUES, Jefferson Antonione; RODRIGUES, Rubia Bernardes. Os reflexos fenômeno – midiáticos do processo de aprendizagem esportiva no município de Araputanga MTM esportiva no município de ARAPUTANGA MT. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 2, p. 190–204, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2176. Acesso em: 16 ago. 2024.

Resumen

A presente produção acadêmica tem como intuito evidenciar como o professor de Educação Física vem desenvolvendo a prática docente nas reproduções midiáticas escolares esportivas, entendidas hoje como uma forma de repensar a prática pedagógica rumo uma educação de qualidade. Além disso, esta pesquisa abre espaço para uma discussão mais abrangente sobre a importância ou não de inserirmos a mídia, ‘‘fonte de informações’’, como instrumento pedagógico no âmbito escolar. Fato é que este assunto torna-se muito discutido e vem se multiplicando-se ao longo do tempo, em outras palavras por tratar-se de um assunto polemico. Diante disso, temos como objetivo não esgotar essa multiplicidade, mas modestamente situar nossa posição como profissional da área neste debate.

PDF (Português (Brasil))

Citas

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação? Campinas: Autores Associados, 2001

BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e Educação Física. Campinas: Papirus, 1998.

BETTI. Mauro. A janela de vidro: Esporte, televisão e educação física. 3.ed. Campinas: Papirus, 2004.

BRASIL. Lei 9394 de 23 de dezembro de 2006. LDBN: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

CUNHA, M. S. V. Educação física ou, Ciência da Motricidade Humana? Campinas, SP: Papirus, 1989.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Métodos de pesquisa social. - 5º - ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da educação física. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

HURTADO, Johan G. G. Melcherts. O ensino da educação física: uma abordagem didático-metodológica. 3 ed. Porto Alegre, 1988.

JOHNSON, S. Revista Veja, Especial Tecnologia. Entrevista, agosto de 2007. P. 86

LELES, Tatiane Christina. Educação física para o ensino noturno: investigando a inexistência das aulas. Jataí-GO: UFG, 2004. Monografia (Licenciatura em EducaçãoFísica). Curso de Educação Física, Campus Avançado de Jataí-UFG. 2004.

LYOTARD, J. A fenomenologia. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados – 6° ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MINAYO, M. C. de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 8ª ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional do professor. In: NÓVOA, António (Org). Profissão professor. 2 ed. Lisboa: Porto, 1995.

SOARES, Carmem Lúcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; ESCOBAR, Micheli Ortega. A educação física escolar na perspectiva do séc. XXI. In: MOREIRA, Wagner Wey (Org). Educação física & esporte: perspectivas para o séc. XXI. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 1993. p. 211-227.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.