Banner Portal
A compreensão de professores sobre o currículo de educação física da rede estadual de ensino de São Paulo em comparação com a concepção de um dos autores do currículo
PDF

Palavras-chave

Currículo
Educação Física escolar
Professores

Como Citar

SILVA, Kamila Iezzi da; SANTOS, Bruno Ramos dos; RODRIGUES JÚNIOR, José Carlos. A compreensão de professores sobre o currículo de educação física da rede estadual de ensino de São Paulo em comparação com a concepção de um dos autores do currículo. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 59–84, 2014. DOI: 10.20396/conex.v12i1.2181. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2181. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a compreensão de professores da rede Estadual de São Paulo sobre o currículo de Educação Física em comparação com a concepção de um dos seus autores. Para isso, utilizou metodologia qualitativa, contou com dois questionários com dez questões discursivas cada. O primeiro foi destinado a um dos autores do Currículo e outro para professores da rede estadual de ensino a fim de realizar o levantamento de dados e comparação entre as respostas do autor e dos professores. A pesquisa foi realizada em cinco escolas da rede estadual de São Paulo localizadas na zona sul da cidade de São Paulo e teve a participação de dez professores. Os professores revelaram dificuldades em lidar com o currículo, principalmente o que concerne à diversidade de conteúdos que admitiram não ter conhecimento suficiente. Quase a totalidade dos docentes não compreendeu os elementos conceituais centrais do currículo. Demonstraram resistência àquilo que é proposto como conteúdos, mas ao mesmo tempo reconheceram o valor e a importância do currículo. Relataram ainda a grande resistência dos alunos à diversidade de propostas de trabalho alegando como fator principal para a dificuldade a falta de interesse deles, a precária estrutura e falta de material pedagógico.

https://doi.org/10.20396/conex.v12i1.2181
PDF

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei n0 9394, de 23.12.1996: diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei no 10.172, de 9.01.2001: plano nacional de educação 2001-2011, Brasília, 2001.

LIBANEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de lei do plano nacional de educação (PNE 2011/2020): projeto em tramitação no Congresso Nacional/PL no 8.035/2010/organização: Márcia Abreu e Marcos Cordiolli. Brasília: Edições Câmara, 2011.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta curricular do estado de São Paulo: educação física. São Paulo: SEE, 2008.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed. da Unijuí, 1994.

KUNZ, E. Pedagogia do esporte, do movimento humano ou da educação física? In: KUNZ, E.; TREBELS, A. H. Educação física crítico-emancipatória Ijuí: Ed. da Unijuí, 2006.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.