Banner Portal
A trajetória da Educação Física no SUS em Sobral-CE
PDF

Palavras-chave

Sistema Único de Saúde
Educação Física e treinamento
Saúde da família
Artigo histórico
Promoção da saúde

Como Citar

SILVA, André Luis Façanha da; OLIVEIRA, Braulio Nogueira de. A trajetória da Educação Física no SUS em Sobral-CE: um resgate histórico. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 193–207, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i2.8637623. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637623. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A inserção da Educação Física no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sobral é fruto da política municipal de educação permanente. A partir desse feito, possivelmente pelas suas contribuições, amplia-se o número de profissionais da área, bem como sua inserção em outros espaços de saúde. Desse modo, o presente ensaio traz reflexões a partir de um resgate histórico das principais conquistas identificadas desde o ano 2000 até os dias atuais, com foco na práxis profissional e os desafios postos a Educação Física no SUS em Sobral/CE. A partir dos achados, podemos constatar que ao longo dessa trajetória de práticas e saberes muito se tem avançado no campo da formação e assistência a saúde, direcionada a consolidação dos princípios do SUS.

https://doi.org/10.20396/conex.v11i2.8637623
PDF

Referências

SOUZA et al. A Política municipal de educação permanente em Sobral-CE. Revista Sanare, Sobral, v.7,n.2,p.14-22,jul./dez.2008.

LUCENA, et. al. A inserção da educação física na estratégia saúde da família em Sobral/CE. Revista Sanare, Sobral, Ano V, nº 1, jan/fev/mar de 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº. 154,de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio a Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde; 2008.

COELHO, M.A.A.A. A Aranha Vive do que Tece: Quando o Educador Físico e o Idoso Tecem a Promoção da Saúde na Estratégia Saúde da Família. Trabalho de conclusão do curso de especialização da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia –EFSFVS, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, (monografia), Escola de Saúde da Família, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS) / Ministério da Saúde, Secretaria Executiva. – Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

SILVA, et al. Educação física na atenção primária à saúde em Sobral-Ceará: desenhando saberes e fazeres integralizados. Revista Sanare, Sobral, v.8,n.2, p. 63-72, jul./dez.2009.

JUNQUEIRA, L. A. P. Intersetorialidade, Transetorialidade e Redes Sociais na Saúde. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 34 n.6, p. 35-45, nov./dez. 2000.

SOUSA, F. D. B. Ginástica Comunitária: uma tecnologia em saúde da família. Trabalho de conclusão do curso de especialização com caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia – EFSFVS, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, (monografia). 2007.

VÉRAS et al. Sistema de Informação dos Núcleos de Atenção Integral na Saúde da Família – SINAI. Saúde e Sociedade v.16, n.1, p.165-171, jan-abr 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – 6. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró Saúde) e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet Saúde). Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

SANTOS, J. O. C. O Licenciado em Educação Física no PET-Saúde da Família: relato de experiência. Trabalho de conclusão do curso de graduação em Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, (monografia). 2011.

OLIVEIRA, A. C. P. Fatores que Dificultaram e Facilitaram Atuação de uma Estudante de Educação Física (licenciatura) no Programa PET Saúde da Família, a Partir de um Relato de Experiência em Sobral-CE. Trabalho de conclusão do curso de graduação em Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, (monografia). 2012.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.