Banner Portal
Caracterização dos cursos de handebol nas instituições de ensino superior públicas.
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Handebol. Formação profissional. Graduação em Educação Física.

Cómo citar

REIS, Heloisa Helena Baldy dos; CASTELLANI, Rafael Moreno. Caracterização dos cursos de handebol nas instituições de ensino superior públicas. Conexões, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 103–120, 2012. DOI: 10.20396/conex.v10i2.8637677. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637677. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Esta pesquisa teve por objetivo traçar o perfil dos cursos de handebol oferecidos pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) brasileiras a partir dos professores participantes do II Encontro Nacional de Professores de Handebol. Foi aplicado um questionário contendo 10 perguntas entre questões fechadas e abertas que permitiram caracterizar os traços gerais do perfil dos professores(as) e dos cursos de handebol. Os resultados apontaram que a maioria dos professores participantes da pesquisa já foram handebolistas, possuem formação de especialistas ou mestres e lecionam nos cursos de licenciatura. Os perfis dos cursos diferem entre si numa série de aspectos, como: número de disciplinas, carga horária, alunos matriculados, conteúdos ensinados e métodos de ensino. A pesquisa concluiu que há um desconhecimento das novas produções na área, sobretudo pelo emprego equivocado de certos termos e metodologias, fato que ratifica a importância de continuidade do Encontro Nacional de Professores de Handebol e/ou de um investimento na atualização por parte dos professores pesquisados.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i2.8637677
PDF (Português (Brasil))

Citas

SOUZA, N. P. O ensino das disciplinas esportivas coletivas nos cursos de licenciatura em Goiás : um estudo descritivo. 2007. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

CASTELLANI FILHO, L. Formação em Educação Física no âmbito da educação superior brasileira: aproximações ao cenário sulamericano. In: CATANI, A. M. (Org.). Políticas de educação superior na América Latina: mais impasses do que possibilidades? São Paulo: Mercado de Letras, 2012.

TERRA, D. V. O ensino crítico-participativo no contexto das disciplinas técnico-desportivas nos cursos de licenciatura em educação física: análise do impacto de um Conexões : revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 10, n. 2, p. 103-120, maio/ago. 2012. ISSN: 1983-9030 120projeto de ensino no handebol. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1996.

RODRIGUES, A. T. A questão da formação de professores de educação física e a concepção de professor enquanto intelectual – reflexivo – transformador. Pensar a Prática , Goiânia, v. 1, p. 38-47, 1998.

PIROLO, A. L. A disciplina voleibol nos cursos de licenciatura em Educação Física do Paraná: processo de conhecimento crítico-reflexivo? In: COSTA, V. L. (Org.). Formação profissional universitária em Educação Física . Rio de Janeiro: Ed. Central da Gama FiIho, 1997.

TERRA, D. V. Ensino crítico-participativo das disciplinas técnico-desportivas nos cursos de licenciatura em Educação Física: análise do impacto de um projeto de ensino no handebol. In: COSTA, V. L. (Org.). Formação profissional universitária em Educação Física . Rio de Janeiro: Ed. Central da Gama Filho, 1997.

GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA A.; OLIVEIRA, J. (Ed.). O Ensino dos jogos desportivos . 2. ed. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, 1995. p. 11-25.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.