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Compleições físicas e estereótipos: perspectivas de graduandos de educação física
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Palavras-chave

Corpo humano. Aparência. Educação física.

Como Citar

LUCHESI, Felipe Del Mando; CARAMASCHI, Sandro. Compleições físicas e estereótipos: perspectivas de graduandos de educação física. Conexões, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 44–58, 2009. DOI: 10.20396/conex.v7i3.8637767. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637767. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A intenção deste trabalho foi investigar a existência de estereótipos relacionados à aparência corporal. Utilizou-se um questionário que apresentava 62 características de temperamento ou personalidade e solicitou-se aos participantes que relacionassem cada característica a três tipos de constituição biotipológica: endomórfico (acima do peso ideal), ectomórfico (abaixo do peso ideal) e mesomórfico (peso adequado). Os três biotipos foram apresentados na forma de sombras, em vista frontal e de perfil. Participaram graduandos de ambos os sexos do curso de Educação Física da UNESP, Campus de Bauru. A análise estatística dos dados demonstrou forte predominância na atribuição da maioria das características a determinados tipos de compleição corporal. Tais resultados evidenciam a existência de estereótipos na amostragem pesquisada.
https://doi.org/10.20396/conex.v7i3.8637767
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