Banner Portal
Relações teoricas entre a educação fisica escolar e os programas televisivos infantis
PDF

Palavras-chave

Criança. Educação Física escolar. Educação Física infantil. Televisão. Mensagens subliminares.

Como Citar

BACCAGLINI, Ticiane; MONTAGNER, Paulo Cesar. Relações teoricas entre a educação fisica escolar e os programas televisivos infantis. Conexões, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 87–111, 2010. DOI: 10.20396/conex.v3i1.8637890. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637890. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo apresenta reflexões teóricas referentes às relações dos programas televisivos infantis assistidos pelas crianças em idade pré-escolar. Como objetivos da pesquisa, procuramos verificar se existe ou não influência das mensagens contidas nestes programas, que podem apresentar interesses mercadológicos e ideológicos. Apoiados em pesquisa bibliográfica e estudo de campo com observações assistemáticas e entrevistas grupais semi-abertas, abordamos as relações teóricas entre as ações observadas nas aulas de Educação Física infantil. Por fim, desenvolvemos temas referentes ao consumismo, a padronização de costumes, a aspiração de corpo ideal estereotipado, agressividade e a identificação e imitação de atitudes. Palavras-Chave: Criança; Educação Física escolar; Educação Física infantil; Televisão; Mensagens subliminares.
https://doi.org/10.20396/conex.v3i1.8637890
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.