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Protocolos de avaliação da coordenação motora para pessoas com deficiência intelectual
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Palavras-chave

Avaliação
Educação física
Protocolos
Coordenação motora
Deficiência intelectual

Como Citar

STRAPASSON, Aline Miranda; HARNISCH, Gabriela Simone; KISHIMOTO, Simone Thiemi. Protocolos de avaliação da coordenação motora para pessoas com deficiência intelectual. Conexões, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 272–292, 2017. DOI: 10.20396/conex.v15i3.8646019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8646019. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A avaliação da coordenação motora de pessoas com deficiência intelectual (DI) é foco de diversas pesquisas na área da Educação Física. Neste sentido, o objetivo do presente estudo é constatar protocolos de avaliação da coordenação motora para pessoas com DI, além de apresentar os protocolos de avaliação da coordenação motora encontrados, com maior enfoque no Teste do Movimento ABC (M-ABC Test), pois o mesmo foi desenvolvido especificamente para avaliar pessoas com a referida deficiência. Foram utilizadas as bases de dados Scirus, Sciverse, Scielo, Embase, Pubmed, Lilacs e Google Scholar. Constatou-se que a literatura traz vários testes que elucidam a avaliação da coordenação motora em pessoas com DI, porém, ainda há a necessidade de maior aplicação. Concluiu-se que a avaliação motora é uma forma de fornecer subsídios para que os professores de Educação Física possam orientar suas práticas conforme as necessidades envolvidas na população em foco, além de fornecer dados consistentes para estudos científicos.

https://doi.org/10.20396/conex.v15i3.8646019
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