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A produção do conhecimento em Ginástica para Todos
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Palavras-chave

Produção do conhecimento
Educação física
Ginástica Para Todos

Como Citar

KAUFFMAN, Alessandra Precinda; BROCH, Caroline; PIZANI, Juliana; TEIXEIRA, Fabiane Castilho; BARBOSA RINALDI, Ieda Parra. A produção do conhecimento em Ginástica para Todos: uma análise em teses e dissertações de 1980 a 2012. Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 3–22, 2016. DOI: 10.20396/conex.v14i3.8648058. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648058. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Grande parte da produção do conhecimento acadêmico se dá nos cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Portanto, o estado da arte em Ginástica Para Todos é uma construção norteada pelas produções em teses e dissertações. Assim, a presente pesquisa busca analisar o estado da arte da Ginástica Para Todos por meio de teses e dissertações, tendo como recorte o período de 1980 a 2012, com vistas a contribuir com reflexões acerca da produção do conhecimento da área. A amostra foi selecionada em sites de programas de pós-graduação ou no portal de domínio público, trabalhos que apresentam as palavras Ginástica Geral ou Ginástica para Todos, no título, palavras-chaves ou resumo. Para o tratamento dos dados encontrados, tomamos por base o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. Os resultados revelaram que as produções científicas em Ginástica Para Todos têm grande influência da Universidade Estadual de Campinas, sendo esta a disseminadora desta modalidade no Brasil. Também destacamos a forte preocupação com a área educacional, com o tratamento desta modalidade nos cursos de graduação em licenciatura e no ambiente escolar. Contudo, espera-se com essa pesquisa contribuir com reflexões acerca da produção do conhecimento da área e facilitar a localização do estado da arte em Ginástica Para Todos.

https://doi.org/10.20396/conex.v14i3.8648058
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