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Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação
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Palavras-chave

Transtorno do espectro autista
Comportamento motor
Natação

Como Citar

PEREIRA, Thaiany Luna Pires; ANTONELLI, Paulo Ernesto; OLIVEIRA, Emerson Cruz de; FERREIRA, Renato Melo. Avaliação das variáveis comportamentais e habilidades aquáticas de autistas participantes de um programa de natação. Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019037, 2020. DOI: 10.20396/conex.v17i0.8652396. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8652396. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é ocasionado por uma alteração no sistema nervoso central que se manifesta desde a infância apresentando sintomas característicos que interferem no desenvolvimento comportamental e social. Dentre as diferentes estratégias de intervenções da educação física com autistas, as atividades aquáticas demonstram melhora em diferentes aspectos. Objetivo: avaliar as adaptações psicossociais de três alunos, com idades de 8 a 16 anos, diagnosticados com TEA e participantes de um programa de atividades aquáticas ao longo de 10 semanas. Métodos: foram utilizados três instrumentos para a avaliação: o histórico de intervenções multidisciplinares, aspectos comportamentais e observação das aulas. Resultados: em decorrência das intervenções aquáticas, os alunos apresentaram adaptações individuais em habilidades relacionadas aos nados livre e costas, e melhoraram nos aspectos de interação social, movimentos estereotipados, comunicação e hiperatividade acentuada. Conclusão: concluir-se que a prática regular da natação para pessoas diagnosticadas com TEA, estimula o ensino das técnicas, bem como, contribui na melhoria dos aspectos comportamentais, psíquicos e sociais.

https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8652396
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