Banner Portal
Os desafios da educação física em tempos de ataques à educação
PDF

Palavras-chave

Educação
Neoliberalismo
Educação física

Como Citar

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Os desafios da educação física em tempos de ataques à educação. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e020026, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8665896. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8665896. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Trata-se de um dossiê cujo objetivo é discutir a relação entre a Educação Física, escolas e políticas educacionais em jogo de forças que envolve o Estado, a sociedade civil e o mercado.  Reúne artigos originais e relatos de experiência oriundos de diversas universidades brasileiras. Analisa a temática a partir de um olhar sobre a escola moderna que permite constatar que de tempos em tempos acirram-se as disputas para afirmar a função da educação física escolar na sociedade.

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8665896
PDF

Referências

BOITO JUNIOR, Armando. Governos Lula: a nova burguesia nacional no poder. In: BOITO JUNIOR, Armando; GALVÃO, Andrea (Org.). Política e classes sociais no Brasil dos anos 2000. São Paulo: Alameda, 2012. p. 67-103.

CÉSAR. Maria Rita; DUARTE, André. Governo dos corpos e escola contemporânea: pedagogia do fitness. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 34, p. 119-134, maio/ago. 2009.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobrea sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DIAS, Rosanne Evangelista; LOPES, Alice Casimiro. Sentidos da prática nas políticas de currículo para formação de professores. Currículo sem Fronteiras, v. 9, n. 2, p. 79-99, jul./dez. 2009.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008ª.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

LOPES, Alice Casimiro. Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio: quando a integração perde seu potencial crítico. In: LOPES, Aline; MACEDO, Elisabeth. (Orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2002.

MACEDO, Elisabeth. Que queremos dizer com educação para a cidadania? In: LOPES, Alice et al. (Orgs.) Políticas Educativas e dinâmicas curriculares no Brasil e em Portugal. Petrópolis: DP et Alii; Rio de Janeiro: Faperj, 2008.

MATEUS, Danielle Santos; LOPES, Alice Casimiro. Sentidos de qualidade na política de currículo (2003-2012). Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 337-357, abr./jun. 2014.

NUNES, Mario Luiz Ferrari; NEIRA, Marcos Garcia. Processos de inclusão excludente presentes no Ensino Superior privado. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 04, p. 1209-1228, out./dez. 2014.

NUNES, Mario Luiz Ferrari; NEIRA, Marcos Garcia. EU S/A: a identidade desejada na formação inicial em Educação Física. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e174633, 2018a.

NUNES, Mario Luiz Ferrari; NEIRA, Marcos Garcia. O currículo de licenciatura em educação física e a fabricação do sujeito-cliente. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230038, jul. 2018b.

VEIGA-NETO, Alfredo. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: PORTOCARRERO, Vera; CASTELO BRANCO, Guilherme. (Orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 179-217.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Marcos Garcia Neira, Mario Luiz Ferrari Nunes

Downloads

Não há dados estatísticos.