Banner Portal
Grupos de ginástica para todos e a participação brasileira no programa international youth leader education
PDF

Palavras-chave

Ginástica
Formação profissional
Intercâmbio educacional internacional

Como Citar

SOUZA, Ana Paula Dias de; COSTA, Andrize Ramires. Grupos de ginástica para todos e a participação brasileira no programa international youth leader education: contributos para os intercambistas . Conexões, Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e022038, 2023. DOI: 10.20396/conex.v20i00.8670847. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8670847. Acesso em: 28 mar. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência prévia com a Ginástica dos participantes brasileiros do programa International Youth Leader Education (IYLE) antes do intercâmbio e apontar as contribuições dos grupos de Ginástica Para Todos (GPT) na participação e retorno dos alunos. Metodologia: Para a coleta de dados, foram entrevistados 16 ex-participantes do programa IYLE, e, para a análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2011). Resultados e discussão: Todos os participantes mencionaram experiências prévias com Ginástica, tanto no âmbito competitivo quanto não competitivo, especialmente em grupos de GPT. As contribuições dos grupos de GPT foram apontadas em diversos aspectos, com destaque na motivação dos alunos e também no incentivo da contrapartida nas universidades de vínculo dos participantes, considerando os conhecimentos adquiridos no exterior. Conclusão: Por fim, foi possível identificar em diferentes aspectos a importância dos grupos de GPT mediante a participação no programa IYLE.

https://doi.org/10.20396/conex.v20i00.8670847
PDF

Referências

ASSUMPÇÃO, Bianca; TOLEDO, Eliana de. Aspectos históricos acerca da participação dos graduandos da UNICAMP no programa IYLE (International Youth Leader Education) oportunizado pela parceria UNICAMP-ISCA. Conexões, v. 13, p. 77-97, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp..8637577. Acesso em: 20 ago. 2022.

BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; PIZANI, Juliana. Projetando a Ginástica Rítmica em diferentes contextos. In: TOLEDO, Eliana de; SILVA, Paula Cristina da Costa. Democratizando o ensino da Ginástica: Estudos e exemplos de sua implantação em diferentes contextos sociais. São Paulo: Fontoura, 2013. p. 171-196.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: ed. 70. 2011.

BATISTA, Mellina Souza. Extensão universitária: análise dos grupos de ginástica para todos. 2019. 96f. Dissertação (Mestrado em Estudos Socioculturais e Comportamentais da Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

COSTA, Andrize Ramires et al. A Ginástica Para Todos na extensão universitária: sentidos e significados de participantes ingressantes. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 320-332, 2020.

CUNHA, Maria Isabel da; RESCHKE, Maria Janine Dalpiaz. Internacionalização da educação e mobilidade estudantil em questão. In: Reunião Científica Regional da ANPED, 2016, Curitiba. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/eixo8_MARIA-ISABEL-DA-CUNHA-MARIA-JANINE-DALPIAZ-RESCHKE.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

DIAS, Franciny dos Santos; SILVA, Paula Cristina da Costa. Da ginástica rítmica para ginástica moderna de performance e suas relações com a ginástica para todos. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8., 2016, Campinas. Anais... Campinas: Faculdade de Educação Física - UNICAMP, 2016. p. 113-115. https://www.forumgpt.com/2022/anais. Acesso em: 20 dez. 2022.

GAIO, Roberta. O rico universo da Ginástica: as ginásticas. In: GAIO, Roberta; GOIS, Ana Angélica; BATISTA, José Carlos de Freitas. A ginástica em questão: corpo e movimento. 2. ed. São Paulo, Phorte, 2010.

GIL, Antônio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica para todos: primeiras reflexões sobre uma prática coletiva. Revista da Alesde, v. 2, p. 300-312, 2019.

KNIGHT, Jane. Updated definition of internationalization. International higher education, n. 33, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.6017/ihe.2003.33.7391. Acesso em: 20 ago. 2022.

MARRARA, Thiago. Internacionalização da Pós-Graduação: objetivos, formas e avaliação. Revista de Pós-Graduação, v. 4, n. 8, p. 245-262, 2007.

NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.

PAOLIELLO, Elizabeth et al. Em Rede. In: Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014. p. 245-256.

SAMPAIO, Gabriela Breggue da Silva. Formação de Treinadores de Ginástica Rítmica: Perspectivas de aprendizado ao longo da vida. 2017. 193f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação Física e Desportos, Florianópolis, SC, 2017.

SOUZA, Ana Paula Dias. “Ginástica sem fronteiras": o programa International Youth Leader Education e suas relações para a atuação profissional em ginástica. Orientadora: Andrize Ramires Costa. 2021. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.

SCARABELIM, Maria Letícia Abud; TOLEDO, Eliana de. Aspectos convergentes entre a Ginástica Para Todos e a Ginástica Rítmica Dinamarquesa. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8., 2016, Campinas. Anais... Campinas: Faculdade de Educação Física - UNICAMP, 2016. p. 102-104. Disponível em: https://www.forumgpt.com/2022/anais. Acesso em: 20 dez. 2022.

SILVA; Paula Cristina da Costa et. al. Grupo ginástico Labgin: sob a ótica de seus participantes. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 7., 2014, Campinas. Anais... Campinas: Faculdade de Educação Física - UNICAMP, 2014. p. 338-341. Disponível em: https://www.forumgpt.com/2022/anais. Acesso em: 20 dez. 2022.

SOUSA, Giovana Vitória. Aspectos convergentes entre a Ginástica Acrobática e a Ginástica Para Todos. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS, 9., 2018, Campinas. Anais... Campinas: Faculdade de Educação Física - UNICAMP, 2018. p. 250-252. Disponível em: https://www.forumgpt.com/2022/anais. Acesso em: 20 dez. 2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.