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Relações entre a proposta das concepções abertas no ensino da educação física e o método Paulo Freire
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Palavras-chave

Educação Física escolar. Escola ativa. Pedagogia do movimento. Freire
Paulo
1921-1997. Educação – Filosofia.

Como Citar

LIRA NETO, Joaquim Francisco de. Relações entre a proposta das concepções abertas no ensino da educação física e o método Paulo Freire. Conexões, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 62–81, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i2.8637804. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637804. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de identificar possíveis relações entre a proposta das Concepções Abertas no ensino da Educação Física e o método Paulo Freire. A análise das obras deste eminente educador brasileiro proporciona uma melhor compreensão das implicações pedagógicas de determinados pressupostos das Concepções Abertas. São identificadas possíveis convergências entre as duas propostas, como também sérias divergências, que apontam para limitações e problemas da referida proposta de ensino para a Educação Física. A proposta das Concepções Abertas encontra-se sobremaneira presa ao plano das vivências de elementos da cultura corporal; enquanto que a pedagogia de Paulo Freire é capaz de fornecer subsídios para uma proposta que, sem desconsiderar tal plano, enfatize o plano da análise histórica dos referidos elementos, como forma de proporcionar aos alunos uma compreensão sintética das relações entre a cultura corporal e o contexto social mais amplo.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i2.8637804
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