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Atendimento especializado e formação profissional
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Palavras-chave

Educação especial
Educação física
Atendimento especializado
Formação profissional
Timor-leste

Como Citar

SOARES, Franciane Rossetto. Atendimento especializado e formação profissional: reflexões a partir da intervenção em timor-leste. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 4, p. 178–187, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i4.8643440. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8643440. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Consiste em um relato de experiência das ações de intervenção e formação profissional realizadas no período de junho de 2014 a março de 2015, em uma instituição de atendimento especializado, localizada em Timor-Leste. As ações foram desenvolvidas por um grupo de quatro docentes brasileiros que atuam em um programa de cooperação educacional entre o Brasil e Timor. Este estudo apresenta o trabalho de intervenção na área da Educação Física, assim como a realização de um curso de formação profissional para funcionários do centro de reabilitação, elaborado a partir das práticas desenvolvidas pelo grupo de cooperantes. O atendimento especializado realizado na área da Educação Física, denominado “Vivências Motoras e Corporais”, foi direcionado às crianças que apresentam comprometimentos físicos/motores e as atividades foram elaboradas a partir dos pressupostos metodológicos da educação psicomotora. Percebem-se algumas mudanças tanto na mobilidade das crianças atendidas, quanto no comportamento das famílias para com seus filhos. Em relação ao curso de formação para os funcionários do centro de reabilitação, obseva-se autonomia na construção de planejamentos e nas intervenções realizadas.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i4.8643440
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Referências

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