Banner Portal
Práticas corporais de aventura em aulas de educação física na escola
PDF

Palavras-chave

Práticas corporais de aventura
Educação física
Escola

Como Citar

TAHARA, Alexander Klein; DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais de aventura em aulas de educação física na escola. Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 113–136, 2016. DOI: 10.20396/conex.v14i2.8646059. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8646059. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo propor uma discussão e reflexão acerca da relação entre a Educação Física escolar e as Práticas Corporais de Aventura enquanto um possível conteúdo da área. Foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do tema e estabeleceu-se três categorias de análise para facilitar as discussões que envolvem esta área de estudo: definições terminológicas acerca das práticas; por que ensinar na escola – objetivos e dificuldades acerca da inserção das práticas; e por fim, o que é ensinado nas aulas escolares com o conteúdo das práticas corporais de aventura.

https://doi.org/10.20396/conex.v14i2.8646059
PDF

Referências

FRANCO, Laercio Claro Pereira; CAVASINI, Rodrigo; DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais de aventura. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (Org.). Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura. Maringá: Eduem, 2014. p. 101-135.

DARIDO, Suraya Cristina Darido; RANGEL, Conceição Andrade (Org.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 293p.

GONZÁLEZ, Jaime Fernando; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, p. 10-21, mar. 2010. Disponível em: http://rbce.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/viewFile/978/561>

PEREIRA, Dimitri Wuo; ARMBRUST, Igor. Pedagogia da aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. Jundiaí: Fontoura; 2010.

FRANCO, Laercio Claro Pereira. Atividades Físicas de Aventura: possibilidades no contexto escolar. In: DARIDO, Suraya Cristina (Org.). Educação Física Escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011. p. 265-285.

ALVES, Carla da Silva Reis; CORSINO, Luciano Nascimento. O Parkour como possibilidade para a Educação Física Escolar. Motrivivência, Florianópolis, ano xxv, n. 41, p. 247-257, 2013.

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

UVINHA, Ricardo Ricci. Juventude, Lazer e Esportes Radicais. São Paulo: Manole, 2001.

BETRÁN, Javier. O. Rumo a um novo conceito de ócio ativo e turismo na Espanha: as atividades físicas de aventura na natureza. In: MARINHO, Alcyane; BRUHNS, Heloisa Turini (Org.). Turismo, lazer e natureza. São Paulo: Manole, 2003. p. 157-202.

DIAS, Cleber Augusto Gonçalves. Por um programa investigativo para os esportes na natureza. Licere, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 1-23, abr. 2008.

DIAS, Cleber Augusto Gonçalves; ALVES JÚNIOR, Edmundo de Drumond. Conceptual notes regarding the sports in nature. The FIEP bulletin, Foz do Iguaçu, v. 76, p. 141-144, 2006.

GUIMARÃES, Simone S. M. et al. Educação física no ensino médio e as discussões sobre meio ambiente: um encontro necessário. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007.

ARMBRUST, Igor; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Pluralidade Cultural: os esportes radicais na Educação Física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 281-300, 2012.

ZINK, Robin; BOYES, Michael. The nature and scope of outdoor education in New Zealand schools. Australian Journal of Outdoor Education, v. 10, n. 1, p. 11-21, 2006.

MARTIN, Peter. Outdoor education and the national curriculum in Australia. Australian Journal of Outdoor Education, v. 14, n. 2, p. 16-18, 2010.

KARPPINEN, Seppo J. A. Outdoor adventure education in a formal education curriculum in Finland: action research application. Journal of Adventure Education and Outdoor Learning, v.12, n.1, p. 41–62, 2012.

WHITE, Robert. A sociocultural investigation of the efficacy of outdoor education to improve learner engagement. Emotional and Behavioural Difficulties, v. 17, n. 1, p. 13-23, 2012.

ANDKJAER, Soren. A cultural and comparative perspective on outdoor education in New Zealand and friluftsliv in Denmark. Journal of Adventure Education and Outdoor Learning, v. 12, n. 2, p. 121-136, 2012.

SCRUTTON, Roger A. Outdoor adventure education for children in Scotland: quantifying the benefits. Journal of Adventure Education and Outdoor Learning, p. 1-15, 2014.

BORLAND, James. Provoking dialogue: a short history of outdoor education in Ontario. The Ontario Journal of Outdoor Education, v. 23, n. 2, p. 32-33, 2011.

KUNREUTHER, Flavio Theodor; FERRAZ, Osvaldo Luiz. Educação ao ar livre pela aventura: o aprendizado de valores morais em expedições à natureza. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 437-452, abr./jun. 2012.

BRUHNS, Heloisa Turini. Lazer e meio ambiente: corpos buscando o verde e a aventura. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.18, n.2, p.86-91, 1997.

SCHWARTZ, Gisele Maria. Emoção, aventura e risco: a dinâmica metafórica dos novos estilos. In: BURGOS, Miria Suzana; PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães (Org.). Lazer e estilo de vida. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2002. p. 139-168.

DEJAGER, Dan. Adventure racing CORE: a nontraditional approach to the physical education lesson. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v. 77, n. 6, p. 25-33, 2006.

FERNÁNDEZ-RÍO, Javier. Feasibility and students’ preliminary views on parkour in a group of primary school children. Physical Education and Sport Pedagogy, p. 1-14, 2014.

WILLIAM, Andy; WAINWRIGHT, Nalda. A new pedagogical model for adventure in the curriculum: part two-outlining the model. Physical Education and Sport Pedagogy, United Kingdom, v. 20, n. 4, 2015.

GALVÃO, Zenaide; RODRIGUES, Luiz Henrique; SILVA, Eduardo Vinicius Mota. Esporte. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. (Org.). Educação Física no ensino superior: educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p.176-198.

PAIVA, Andréa Carla de; FRANÇA, Tereza Luiza de. Trilhas Interpretativas - reconhecendo os elos com a Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p.109-124, 2007.

DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da educação física na escola. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. (Org.). Educação física no ensino superior: educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 64-79.

MORLEY, Lauril et al. Conviction of the heart: implementing leave-no-trace principles in outdoor recreation: here is a model for teaching students to respect the outdoors. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, Reston, v. 79, n. 7, p. 29-34, 2008.

GREGG, Amy. Journal assignments for student reflections on outdoor programs. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v. 80, n. 4, p. 30-47, 2009.

CAPAVERDE, Mariane Rech; MEDEIROS, Tiago Nunes; ALVES, Sergio Luiz Chaves. Esporte de aventura nas aulas de educação física: uma alternativa ao alcance dos profissionais? Vento e Movimento, Osório, v. 1, n. 1, p. 49-59, 2012.

AURICCHIO, José Ricardo. Escalada na educação física escolar: orientação adequada para a prática segura. Lecturas: educación física y deportes, Buenos Aires, v. 14, n. 139, dez. 2009. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd139/escalada-na-educacao-fisica-escolar.htm>. Acesso em: 6 out. 2014.

BETRÁN, Javier Olivera.; BETRÁN, Alberto Oliveira. Proposta pedagógica para as atividades físicas de aventura na natureza (AFAN) na educação física do ensino médio. In: MARINHO, Alcyane; BRUHNS, Heloisa Turini (Org.). Viagens, lazer e esporte: o espaço da natureza. Barueri: Manole, 2006. p. 180-209.

SOARES, Camilo José dos Santos; PAIXÃO, Jairo Antônio da. Atividades de Aventura e Educação Ambiental: possibilidades nas aulas de Educação Física escolar. Lecturas: educación física y deportes, Buenos Aires, v. 142, p. 1-1, 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd142/atividades-de-aventura-e-educacao-ambiental.htm Acesso em: 30 out. 2014.

GONÇALVES JÚNIOR, Luiz et al. Projeto de Educação Ambiental e Lazer (PEDAL): dialogando a partir do cicloturismo na escola. Licere, Belo Horizonte, v. 14, n. 4, p. 1-16, 2011.

PEREIRA. Dimitri Wuo; CARVALHO, Gisele Santos de; RICHTER, Friedrich. Programa de escalada em rocha como Educação Física para alunos do ensino médio. In: FONTOURA, Paula. (Org.). Pesquisa em Educação Física, Jundiaí: Fontoura, v. 7, n. 1, 2008. p. 397-402.

TAHARA, Alexander Klein; CARNICELLI FILHO, Sandro. A presença das atividades de aventura nas aulas de Educação Física. Arquivos de Ciências do Esporte, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 60-66, 2013.

BERNARDO, Rui P. S.; MATOS, Margarida G. Desporto aventura e auto-estima nos adolescentes, em meio escolar. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Lisboa, v. 3, n. 1, p. 33-46, 2003.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.