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Os programas de esporte educacional nos governos Lula e Dilma
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Palavras-chave

Políticas públicas
Esportes
Esporte Educacional

Como Citar

REIS, Nadson Santana; ATHAYDE, Pedro Fernando Avalone de; MASCARENHAS, Fernando. Os programas de esporte educacional nos governos Lula e Dilma: avanços, limites e anacronismos. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021044, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i00.8666320. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8666320. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: O presente estudo buscou analisar o modelo técnico-operacional dos programas de esporte educacional implementados pelos Governos Lula e Dilma entre os anos de 2003 e 2016. Método: Para tanto, analisou-se as orientações técnico-operacionais do Programa Segundo Tempo, da Ação Descoberta do Talento Esportivo e do Projeto Esporte Brasil, bem como do Programa Esporte da Escola. A pesquisa, de natureza documental, avaliou materiais com orientações pedagógicas, manuais, cartilhas educativas, instrumentos de avaliação e de organização didática das ações em análise. Resultados: Os resultados indicam avanços, como a defesa da democratização do esporte e de seu trato didático-pedagógico pautado na inclusão e ludicidade; limites, cuja maior expressão é a ênfase no paradigma esportivo e da aptidão física/aprendizagem motora; e anacronismos, que implicam o reclame da Educação Física e da escola na seleção, identificação, orientação e formação de novos talentos. Considerações finais: As considerações, nessa direção, apontam para a ausência de alinhamento e definição quanto à linha de ação governamental que, não obstante, acaba por oscilar entre proposições divergentes, contraditórias e antagônicas, inclusive dentro de um mesmo programa.

https://doi.org/10.20396/conex.v19i00.8666320
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Referências

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