O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O(a) autor(a) deverá excluir seu nome ou qualquer referência a ele de todo o corpo do texto a ser submetido, substituindo-o por “Autor”.
  • O arquivo deve ser submetido em extensão .DOC em folha formato A4.
  • O artigo deve ter a extensão mínima de 10 páginas e máxima de 25 páginas, na formatação da revista.
  • Margem superior e esquerda de 3 cm; margem inferior e direita de 2,5 cm.
  • O arquivo deve conter obrigatoriamente: título, resumo, palavras-chave, corpo do texto, referências bibliográficas.
  • Palavras em língua estrangeira devem ser grafadas em itálico.
  • Caso queira destacar uma palavra usar negrito.
  • Título e subtítulo do texto: Times New Roman, tamanho 14, caixa alta, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas simples com 6 pt antes e 6 pt depois.
  • Título e subtítulo devem ser redigidos em português, ingles e espanhol.
  • Reforçamos que a não observância às instruções aqui contidas podem implicar na imediata recusa do texto.

Diretrizes para Autores

 A Revista HISTEDBR On-line é uma publicação trimestral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR, cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP. Seu objetivo é publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores nacionais ou estrangeiros.

A Revista recebe para publicação artigos escritos em português, inglês e espanhol devendo ter sido revisados pelos(as) autores(as) de acordo com as normas ortográficas e gramaticais da língua na qual foi redigido.

A Revista HISTEDBR On-line declara que os conceitos e posicionamentos expressos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) não refletindo, necessariamente, a posição do Comitê Editorial. Bem como informa que o tratamento ético das pesquisas nas quais, porventura, baseiam-se os textos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A Revista HISTEDBR on-line define o interstício de 12 (doze) meses para
publicação de artigo do mesmo autor(a) podendo este publicar, no mesmo ano,
outro artigo na condição de co-autor.

Cada pesquisador, seja na condição de autor ou co-autor, somente poderá ter
tramitando na revista, ao mesmo tempo, dois artigos. Assim, somente após a
avaliação de um artigo dentre os dois em trâmite, outro poderá ser submetido”.

Reforçamos que a não observância às instruções aqui contidas podem implicar na imediata recusa do texto.

 

CATEGORIAS DE TEXTOS (SESSÕES)

A Revista HISTEDBR on-line publica artigos tendo como critérios básicos sua contribuição à área de Educação, considerando as relações entre história, sociedade e educação, resultantes de pesquisa e ensaios que apresentem originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Além disso, aceita a submissão para publicação de resenhas de obras que contribuam para o desenvolvimento dos debates da área de educação. Excepcionalmente poderá ser publicada, a critério do Comitê editorial, alguma fonte histórica a título de socialização precedida de uma breve análise. Buscando divulgar textos que tratem de assuntos prementes da contemporaneidade, ao Comitê Editorial cabe a organização, quando assim considerar pertinente, de uma Sessão de Debates Contemporâneos.

 

PROCESSO DE SUBMISSÃO DE TEXTOS

A Revista HISTEDBR on-line utiliza o Open Journal System como suporte de gestão eletrônica e publicação de periódicos acadêmico-científicos. Assim, todo o processo de submissão, avaliação e editoração é realizado por este sistema, não sendo aceitos textos enviados por email.

 

A Revista HISTEDBR On-line utiliza obrigatoriamente as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • Referências - Elaboração (NBR-6023/2002);
  • Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2002);
  • Resumo - Apresentação (NBR 6028/2003);
  • Artigo em publicação periódica cientifica impressa – apresentação (NBR 6022/2003).

 

CADASTRO NO ORCID

Como forma de padronização de autoria, o Comitê Editorial da Revista HISTEDBR On-line  tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador.

O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register

Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastro.

 

CARTA DE ORIGINALIDADE

A cada submissão, uma declaração deve ser enviada com a assinatura de todos os autores, atestando que o manuscrito é original. 

A carta deve ser baixada em: "Declaração de Originalidade", assinada, digitalizada e inserida no 4° passo da submissão, em "Documentos Suplementares", no ato da submissão do trabalho. 

 

RESUMO

  • Os resumos devem ser elaborados conforme a NBR 6028.
  • O resumo para artigos deve possuir de 100 a 250 palavras.
  • O resumo deve ter a seguinte configuração: Fonte Times New Roman, tamanho 12, caixa baixa, alinhamento justificado, espaçamento simples entre linhas, e parágrafo único.
  • O termo palavras-chave deve estar em negrito.
  • As palavras-chave devem estar separadas com ponto.
  • O resumo e palavras-chaves devem ser redigidos em português, inglês e espanhol.

 

MIOLO DO TEXTO

  • O texto deve ter a seguinte configuração: Tamanho da folha A4, margem superior e esquerda de 3,0 cm, margem inferior e direita com 2,5 cm, Fonte Times New Roman, tamanho 12, caixa baixa, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas múltiplo 1,15, espaçamento de 6 pt antes e 6 pt depois de cada parágrafo, recuo na 1ª linha do parágrafo de 1,25 cm.

 

ILUSTRAÇÕES

  • As legendas de imagens devem ter a seguinte configuração: Fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento centralizado e espaçamento simples entre linhas, mas os títulos devem possuir fonte 11.
  • Ilustrações, esquemas, fluxogramas, desenhos, fotografias, gravura, pintura, desenho técnico, mapas, material estereográfico, organogramas, entre outros devem seguir a NBR 6022 para a elaboração de referências em artigos científicos além da NBR 6023 para a elaboração de referências.
  • Para a formatação da legenda é necessário que esta fique na parte inferior da imagem, precedida da palavra designativa, com o número correspondente a imagem, em algarismos arábicos.
  • Se aparecerem, por exemplo, duas fotos e um quadro ao longo do artigo a primeira foto será; Fotografia 1 – título; a segunda foto, Fotografia 2 – título e o quadro será, Quadro 1 – título.
  • As tabelas devem seguir as normas do Instituto Brasileiro de Geográfico e Estatística (IBGE).
  • É obrigatória a elaboração de referência para todas as figuras, fotografias, quadros, tabelas, desenhos, fluxogramas, imagens, desenhos, mapas, pinturas gravuras entre outros.
  • Ilustrações (figuras, gráficos e quadros) deverão ser incorporadas ao texto e depositadas como documentos suplementares no formato tiff ou jpg (300 dpis) caso esteja muito grande no corpo do texto, durante o salvamento. Preferencialmente, selecionar a opção ‘superior e inferior ao texto’ em ‘Quebra Automática do texto’ na aba Formatar, que aparece quando a figura é selecionada.

 

REFERÊNCIAS

  • As referências devem ter a seguinte configuração: Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento à esquerda, espaçamento de 12 pt após a linha e 12 pt antes da linha.
  • Todos os documentos citados devem aparecer na lista de referência, ao final do artigo, seguindo a ordem alfabética de sobrenome.
  • Para a realização do destaque nas referências utilizar o recurso negrito.
  • A revista segue o sistema autor-data. Exemplo: (SAVIANI, 2007).
  • É preciso colocar na referência o sobrenome por extenso, o prenome e o nome do(s) autor(es) abreviados.
  • Repetir os sobrenomes dos autores na próxima referência.

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei n. 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. p. 27833.

CAMBI, F. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.

CARVALHO, M. M. Reformas da Instrução Pública. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M. de.; VEIGA, C. G. (Org.). 500 Anos de educação no Brasil. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 225-252.

FUNGOS E chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul 2002. Cotidiano, p. 6.

O (s) autor (es). Título da obra. Ano.1 gráfico.

O (s) autor (es). Título da obra. Ano. 1 tabela.

PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Boletim da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Paraná, Curitiba, ano 2, v. 7, maio/jun. 1952a.

PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Boletim da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Paraná, Curitiba, ano 3, v. 9, set./dez. 1952b.

PARO, V. H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18., 1997, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, Edipucrs, 1997, p. 303-314.

SÈVE, L. Marxisme e théorie de lapersonalité. Paris: Editions sociales, 1973.

TOMAZI, N. D. Norte do Paraná: histórias e fantasmagorias. 1997. 338 f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1997.

UNIVERSIDADE FEDRAL DO PARANÁ. Relatório 1999. Curitiba, 1979. (Mimeo)

VIEIRA, C. E. Intelligentsia e intelectuais: sentidos, conceitos e possibilidades para a história intelectual. Revista Brasileira de História da Educação, n. 16, p. 63-85, 2001. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/rbhe/RBHE16.pdf>. Acesso em: 25 maio 2013.

VILLA-LOBOS: o índio de casaca. Rio de Janeiro: Manchete Vídeo, 1987. 1 videocassete (120 min.): VHS, son., color.

 

RESENHA

  • Pode ser dado um título à resenha. 
  • A resenha deve ter extensão mínima de 3 páginas e máxima de 5 páginas.
  • Título e subtítulo da resenha: Times New Roman, tamanho 14, caixa alta, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas simples com 6 pt antes e 6 pt depois.
  • O texto deve ter a seguinte configuração: Tamanho da folha A4, margem superior e esquerda de 3,0 cm, margem inferior e direita com 2,5 cm, Fonte Times New Roman, tamanho 12, caixa baixa, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas múltiplo 1,15, espaçamento de 6 pt antes e 6 pt depois de cada parágrafo, recuo na 1ª linha do parágrafo de 1,25 cm.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.