Banner Portal
Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesse em uma conta existente ou Registre uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O(a) autor(a) deverá excluir seu nome ou qualquer referência a ele de todo o corpo do texto a ser submetido, substituindo-o por “Autor”.
  • O arquivo deve ser submetido em extensão .DOC em folha formato A4.
  • O artigo deve ter a extensão mínima de 10 páginas e máxima de 25 páginas, na formatação da revista.
  • Margem superior e esquerda de 3 cm; margem inferior e direita de 2,5 cm.
  • O arquivo deve conter obrigatoriamente: título, resumo, palavras-chave, corpo do texto, referências bibliográficas.
  • Palavras em língua estrangeira devem ser grafadas em itálico.
  • Caso queira destacar uma palavra usar negrito.
  • Título e subtítulo do texto: Times New Roman, tamanho 14, caixa alta, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas simples com 24pt antes e 12pt depois.
  • Título e subtítulo devem ser redigidos em português, ingles e espanhol.
  • Reforçamos que a não observância às instruções aqui contidas podem implicar na imediata recusa do texto.
  • O texto em inglês deve seguir todas as condições citadas acima, sendo a formatação igual a do texto

Diretrizes para Autores

A Revista HISTEDBR On-line, do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR, cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP, adota como periodicidade a modalidade de publicação contínua. 

Seu objetivo é publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores nacionais ou estrangeiros.

A Revista recebe para publicação artigos escritos em português, inglês e espanhol devendo ter sido revisados pelos(as) autores(as) de acordo com as normas ortográficas e gramaticais da língua na qual foi redigido.

Devido à Política de Internacionalização, a Revista HISTEDBR On-line estará publicando artigos bilíngues, ou seja, os autores precisam enviar uma versão traduzida do artigo submetido para o inglês, caso o artigo em português seja aprovado pela equipe editorial. A apresentação da declaração de tradução é obrigatória, sendo colocada no sistema juntamente ao manuscrito traduzido.

A Revista HISTEDBR On-line declara que os conceitos e posicionamentos expressos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) não refletindo, necessariamente, a posição do Comitê Editorial. Bem como informa que o tratamento ético das pesquisas nas quais, porventura, baseiam-se os textos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A Revista HISTEDBR On-line define o interstício de 12 (doze) meses para publicação de artigo do mesmo autor(a) podendo este publicar, no mesmo ano, outro artigo na condição de coautor. Também ressaltamos que cada submissão deve ter, no máximo, quatro autores e pelo menos um dos autores precisa ter o título de doutor para aceite da submissão. 

Cada pesquisador, seja na condição de autor ou coautor, somente poderá ter  tramitando na revista, ao mesmo tempo, dois artigos. Assim, somente após a  avaliação de um artigo dentre os dois em trâmite, outro poderá ser submetido.

Reforçamos que a não observância às instruções aqui contidas podem implicar na imediata recusa do texto.

 

CATEGORIAS DE TEXTOS (SESSÕES)

A Revista HISTEDBR on-line publica artigos tendo como critérios básicos sua contribuição à área de Educação, considerando as relações entre história, sociedade e educação, resultantes de pesquisa e ensaios que apresentem originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. 

 

PROCESSO DE SUBMISSÃO DE TEXTOS

A Revista HISTEDBR on-line utiliza o Open Journal System como suporte de gestão eletrônica e publicação de periódicos acadêmico-científicos. Assim, todo o processo de submissão, avaliação e editoração é realizado por este sistema, não sendo aceitos textos enviados por email.

Após a submissão do artigo no Sistema, é obrigatório o preenchimento do Formulário Unificado de Dados

A Revista HISTEDBR On-line utiliza obrigatoriamente as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • Referências - Elaboração (NBR-6023/2002);
  • Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2002);
  • Resumo - Apresentação (NBR 6028/2003);
  • Artigo em publicação periódica cientifica impressa – apresentação (NBR 6022/2003).

 

CADASTRO NO ORCID

Como forma de padronização de autoria, o Comitê Editorial da Revista HISTEDBR On-line  tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador.

O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register

Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastro.

 

CARTA DE ORIGINALIDADE

A cada submissão, uma declaração deve ser enviada com a assinatura de todos os autores, atestando que o manuscrito é original. 

A carta deve ser baixada em: "Declaração de Originalidade", assinada, digitalizada e inserida no sistema de  submissão.

 

RESUMO

  • Os resumos devem ser elaborados conforme a NBR 6028.
  • O resumo para artigos deve possuir de 100 a 250 palavras.
  • O resumo deve ter a seguinte configuração: Fonte Times New Roman, tamanho 12, caixa baixa, alinhamento justificado, espaçamento simples entre linhas, e parágrafo único.
  • O termo palavras-chave deve estar em negrito.
  • As palavras-chave devem estar separadas com ponto.
  • O resumo e palavras-chaves devem ser redigidos em português, inglês e espanhol.

 

MIOLO DO TEXTO

  • O texto deve ter a seguinte configuração: Tamanho da folha A4, margem superior e esquerda de 3,0 cm, margem inferior e direita com 2,5 cm, Fonte Times New Roman, tamanho 12, caixa baixa, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas múltiplo 1,15, espaçamento de 6 pt antes e 6 pt depois de cada parágrafo, recuo na 1ª linha do parágrafo de 1,25 cm.

 

ILUSTRAÇÕES

  • As legendas de imagens devem ter a seguinte configuração: Fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento centralizado e espaçamento simples entre linhas, mas os títulos devem possuir fonte 11.
  • Ilustrações, esquemas, fluxogramas, desenhos, fotografias, gravura, pintura, desenho técnico, mapas, material estereográfico, organogramas, entre outros devem seguir a NBR 6022 para a elaboração de referências em artigos científicos além da NBR 6023 para a elaboração de referências.
  • Para a formatação da legenda é necessário que esta fique na parte inferior da imagem, precedida da palavra designativa, com o número correspondente a imagem, em algarismos arábicos.
  • Se aparecerem, por exemplo, duas fotos e um quadro ao longo do artigo a primeira foto será; Fotografia 1 – título; a segunda foto, Fotografia 2 – título e o quadro será, Quadro 1 – título.
  • As tabelas devem seguir as normas do Instituto Brasileiro de Geográfico e Estatística (IBGE).
  • É obrigatória a elaboração de referência para todas as figuras, fotografias, quadros, tabelas, desenhos, fluxogramas, imagens, desenhos, mapas, pinturas gravuras entre outros.
  • Ilustrações (figuras, gráficos e quadros) deverão ser incorporadas ao texto e depositadas como documentos suplementares no formato tiff ou jpg (300 dpis) caso esteja muito grande no corpo do texto, durante o salvamento. Preferencialmente, selecionar a opção ‘superior e inferior ao texto’ em ‘Quebra Automática do texto’ na aba Formatar, que aparece quando a figura é selecionada.

 

REFERÊNCIAS

  • As referências devem ter a seguinte configuração: Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento à esquerda, espaçamento de 12 pt após a linha e 12 pt antes da linha.
  • Todos os documentos citados devem aparecer na lista de referência, ao final do artigo, seguindo a ordem alfabética de sobrenome.
  • Para a realização do destaque nas referências utilizar o recurso negrito.
  • A revista segue o sistema autor-data. Exemplo: (SAVIANI, 2007).
  • É preciso colocar na referência o sobrenome por extenso, o prenome e o nome do(s) autor(es) abreviados.
  • Repetir os sobrenomes dos autores na próxima referência.

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei n. 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. p. 27833.

CAMBI, F. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.

CARVALHO, M. M. Reformas da Instrução Pública. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M. de.; VEIGA, C. G. (Org.). 500 Anos de educação no Brasil. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 225-252.

FUNGOS E chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul 2002. Cotidiano, p. 6.

O (s) autor (es). Título da obra. Ano.1 gráfico.

O (s) autor (es). Título da obra. Ano. 1 tabela.

PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Boletim da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Paraná, Curitiba, ano 2, v. 7, maio/jun. 1952a.

PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Boletim da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Paraná, Curitiba, ano 3, v. 9, set./dez. 1952b.

PARO, V. H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18., 1997, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, Edipucrs, 1997, p. 303-314.

SÈVE, L. Marxisme e théorie de lapersonalité. Paris: Editions sociales, 1973.

TOMAZI, N. D. Norte do Paraná: histórias e fantasmagorias. 1997. 338 f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1997.

UNIVERSIDADE FEDRAL DO PARANÁ. Relatório 1999. Curitiba, 1979. (Mimeo)

VIEIRA, C. E. Intelligentsia e intelectuais: sentidos, conceitos e possibilidades para a história intelectual. Revista Brasileira de História da Educação, n. 16, p. 63-85, 2001. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/rbhe/RBHE16.pdf>. Acesso em: 25 maio 2013.

VILLA-LOBOS: o índio de casaca. Rio de Janeiro: Manchete Vídeo, 1987. 1 videocassete (120 min.): VHS, son., color.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.