Banner Portal

Revista HISTEDBR On-line

Edição Atual

v. 23 (2023)
Publicado em abril 27, 2023

Escopo: Revista HISTEDBR On-line do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP, utiliza a modalidade de publicação contínua objetivando publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
Qualis:  A3
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação: 2000
ISSN: 1676-2584
Título abreviado: Rev. HISTEDBR On-line
E-mail: histedbr@unicamp.br
UnidadeFE
Prefixo DOI: 10.20396
Licença Creative Commons

Artigos

Joceli de Fatima Arruda Sousa
e023015
O trabalho docente precarizado e sua relação com a expansão do capital
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670555
Denise Kloeckner Sbardelotto, Rosa Soares Nunes
e023014
Subsídios para a compreensão da educação no Brasil e Portugal durante os seus períodos ditatoriais civis-militares: análise comparativa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670891
Fábio Luiz da Silva, Adriana Regina de Jesus, Claudia Maria de Sousa de Lima
e023013
Uso de narrativas ficcionais na formação docente: desafios da gestão da sala de aula
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8668972
Victor Ferreira Dias Santos, Hélio da Silva Messeder Neto
e023012
O que queremos ensinar é mesmo clássico? : veredas para pensar a seleção de conteúdos na pedagogia histórico-crítica
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8666647
Ana Paula Nogueira, Celi Correa Neres
e023011
Pesquisa e ensino de artes em tempos pandêmicos
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8669958
Maria Eduarda De Lara Lalli, Marisa Noda, Flávio Massami Martins Ruckstadter
e023010
As diferenças de classes: uma reflexão sobre as avaliações externas
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670493
Simone Burioli, Rosemeire Ferreira Lopes Pereira
e023009
Escolas primárias rurais no distrito de Paiquerê / Londrina – PR: criação, expansão e nucleação (1940-1986)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8664822
Marta Loula Dourado Viana
e023008
A questão da diversidade no trabalho educativo à luz da pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670202
Francisco Joatan Freitas Santos Júnior, Francisco Felipe de Aguiar Pinheiro, Joilson Silva de Sousa
e023007
“Escola sem partido” e alternativas para uma escola democrática no Brasil
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8668320
Bruno Santos Conde
e023006
A fazenda modelo Sapucaia e o ensino agrícola no Espírito Santo da Primeira República
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8666149
Genilson Ferreira da Silva, Wagnervalter Dutra Júnior, Wilson da Silva Santos
e023003
A escola sem partido: decifra-me ou devoro-te
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670426
Fernanda Aparecida Bernardo, Leandro Roberto Quintino Estevan, Luciana Massi, Lucas André Teixeira
e023005
Trabalho como fundamento ontológico de uma concepção de mundo materialista, histórica e dialética para a educação em química
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8671015
Marijane Zanotto, Kethlyn Elisa Hippler
e023004
Banco mundial e a educação pública brasileira: desdobramentos na política para a educação básica - ensino fundamental
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8669017

Resenha

Hamilcar Silveira Dantas Junior
e023002
Os encontros com Hollywood nas andanças por Aracaju durante a Segunda Guerra Mundial: o cinema como experiência educativa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8667483
Natalia Fiori
e023001
Educação e revolução: la pedagogía crítica al servicio de la historia de la educación
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8667907
Ver Todas as Edições