Banner Portal

Revista HISTEDBR On-line

Edição Atual

v. 23 (2023)
Publicado em abril 27, 2023

Escopo: Revista HISTEDBR On-line do Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR cuja sede nacional é na Faculdade de Educação/UNICAMP, utiliza a modalidade de publicação contínua objetivando publicar artigos resultantes de estudos e pesquisas científicas que abordam a educação como fenômeno social em sua vinculação com a reflexão histórica. Também compõem o escopo da revista a publicação de resenhas de obras relevantes para os debates na área, sejam elas de autores(as) nacionais ou estrangeiros(as).
Qualis:  A3
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação: 2000
ISSN: 1676-2584
Título abreviado: Rev. HISTEDBR On-line
E-mail: histedbr@unicamp.br
UnidadeFE
Prefixo DOI: 10.20396
Licença Creative Commons

Artigos

Itamaragiba Chaves Xavier
e023037
Uma análise crítica do papel da escola pública no combate às Fake News
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670887
Moacir Fernando Viegas, Yohanna Breunig
e023036
Trabalho doméstico, cuidado e envelhecimento: condicionamentos e arranjos na prática social de professoras da educação básica
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8669299
Samira Saad Pulchério Lancillotti
e023035
ITARD e o "Selvagem de Aveyron”: educação da pessoa com deficiência intelectual no iluminismo tardio
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8674127
Leonardo Leônidas de Brito, Francisco das Chagas Silva Souza
e023034
Escolas de aprendizes artífices e escolas modernas: contrapontos da formação para o trabalho no Brasil na segunda década do século XX
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8673982
Marcos Francisco Martins, Marciano do Prado, Ademir Barros dos Santos
e023033
Repercussões na educação das concepções de ser humano: liberal, marxista, judaico-cristã e a de matriz africana
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670170
Alexandre Leite dos Santos Silva
e023032
Contribuições da perspectiva crítico-emancipadora para o ensino de Física no contexto camponês
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670063
Lívia Romero de Moura, Maria das Dores Mendes Segundo
e023031
A crise estrutural do capital e as estratégias neoliberais na educação básica pública brasileira
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8666148
Rafael Rossi, Aline Cristina Santana Rossi
e023030
Por que os educadores precisam fazer a pergunta de Hamlet?
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8665814
Magali de Fátima Monteiro, Aline Sirlene de Souza, Luiz Antônio de Oliveira, Jorge Sobral da Silva Maia
e023029
O programa de desenvolvimento educacional do Paraná: avanços, retrocessos na formação de professores
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8663588
Marijane Zanotto, Juliana Maria Teixeira Nogueira
e023028
O imperialismo em curso no Brasil: a BNCC e seus desdobramentos para a educação pública brasileira
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8666591
Lia Machado Fiuza Fialho, Maria Gorete Cardoso da Silva, Francisca Genifer Andrade de Sousa
e023027
História da educação de Água Doce, Maranhão: memórias dos professores (1990-2000)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8664355
Antonio Carlos Souza, Cleyson Mendes Soares, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
e023026
A Base Nacional Comum Curricular como política pública reformista: uma análise a partir do pensamento de Rosa Luxemburgo
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8674106
Magno da Conceição Peneluc, Edilson Fortuna de Moradillo
e023025
Princípios orientadores para a sistematização dos conteúdos nucleares da educação ambiental crítica escolar com base na pedagogia histórico-crítica
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8665011
Katerine Zanella, José Luiz Zanella
e023024
A defesa do ensino e aprendizagem de Arte para a formação Omnilateral: crítica a BNCC e aos objetivos de aprendizagem
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8664639
Suhender Ribeiro da Silva, Flávia dos Santos Soares
e023023
Entre pedidos e pareceres: avaliações de livros didáticos de matemática no século XIX
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8664407
Karina Regalio Campagnoli
e023022
Anita Philipovsky: a construção intelectual de uma feminista
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8663626
Débora Villetti Zuck
e023021
Trabalho e educação: análise comparada de elementos em Adam Smith e Karl Marx
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8661477
Maria Angélica Cardoso, Giberto Luiz Alves, Rosemary Matias
e023020
Águas que educam: as práticas culturais na organização do trabalho didático
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670683
Ormano Queiroz de Sousa, Anselmo Alencar Colares
e023019
A instrução pública nas páginas do jornal católico O Mariano (1935-1956): contextualizando as propostas educacionais
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8668349
Bruna Beatriz Lemes Carneiro, Fabiane Santana Previtali, Cílson César Fagiani, Sérgio Paulo Morais
e023018
A dimensão dialética do cinema e sua contribuição para a formação humana
PDF ERRATA
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670877
Maria Isabel Moura Nascimento, Renata Lopes da Silva, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Maria Domenica Christiano Nadal, Regiane Hartmann Garcia
e023017
Ensino comum nacional: princípios históricos e políticos
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8668717
Solange Aparecida de Oliveira Hoeller, Maria das Dores Daros
e023016
Formação de professores na Conferência Interestadual do Ensino Primário (Brasil, 1921): projetos em disputa e modernidade pedagógica
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8660960
Joceli de Fatima Arruda Sousa
e023015
O trabalho docente precarizado e sua relação com a expansão do capital
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670555
Denise Kloeckner Sbardelotto, Rosa Soares Nunes
e023014
Subsídios para a compreensão da educação no Brasil e Portugal durante os seus períodos ditatoriais civis-militares: análise comparativa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670891
Fábio Luiz da Silva, Adriana Regina de Jesus, Claudia Maria de Sousa de Lima
e023013
Uso de narrativas ficcionais na formação docente: desafios da gestão da sala de aula
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8668972
Victor Ferreira Dias Santos, Hélio da Silva Messeder Neto
e023012
O que queremos ensinar é mesmo clássico? : veredas para pensar a seleção de conteúdos na pedagogia histórico-crítica
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8666647
Ana Paula Nogueira, Celi Correa Neres
e023011
Pesquisa e ensino de artes em tempos pandêmicos
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8669958
Maria Eduarda De Lara Lalli, Marisa Noda, Flávio Massami Martins Ruckstadter
e023010
As diferenças de classes: uma reflexão sobre as avaliações externas
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670493
Simone Burioli, Rosemeire Ferreira Lopes Pereira
e023009
Escolas primárias rurais no distrito de Paiquerê / Londrina – PR: criação, expansão e nucleação (1940-1986)
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8664822
Marta Loula Dourado Viana
e023008
A questão da diversidade no trabalho educativo à luz da pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670202
Francisco Joatan Freitas Santos Júnior, Francisco Felipe de Aguiar Pinheiro, Joilson Silva de Sousa
e023007
“Escola sem partido” e alternativas para uma escola democrática no Brasil
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8668320
Bruno Santos Conde
e023006
A fazenda modelo Sapucaia e o ensino agrícola no Espírito Santo da Primeira República
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8666149
Fernanda Aparecida Bernardo, Leandro Roberto Quintino Estevan, Luciana Massi, Lucas André Teixeira
e023005
Trabalho como fundamento ontológico de uma concepção de mundo materialista, histórica e dialética para a educação em química
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8671015
Marijane Zanotto, Kethlyn Elisa Hippler
e023004
Banco mundial e a educação pública brasileira: desdobramentos na política para a educação básica - ensino fundamental
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8669017
Genilson Ferreira da Silva, Wagnervalter Dutra Júnior, Wilson da Silva Santos
e023003
A escola sem partido: decifra-me ou devoro-te
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670426

Resenha

Hamilcar Silveira Dantas Junior
e023002
Os encontros com Hollywood nas andanças por Aracaju durante a Segunda Guerra Mundial: o cinema como experiência educativa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8667483
Natalia Fiori
e023001
Educação e revolução: la pedagogía crítica al servicio de la historia de la educación
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8667907
Ver Todas as Edições