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As duas fundações da noção de competência
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Palavras-chave

Habilidades e competências
Tecnicismo
Economia da educação
Reforma do ensino

Como Citar

OLIVEIRA, Fernando Bonadia de. As duas fundações da noção de competência: economicismo e educação no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024023, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8663972. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8663972. Acesso em: 16 jun. 2024.

Resumo

A ideia de competência está na base da reforma do ensino estabelecida no Brasil pela Lei n. 13.415/2017, graças à qual passou a vigorar no próprio texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996). A Base Nacional Comum Curricular, finalizada em 2018, também envolve estruturalmente a lógica das competências. O intuito deste artigo consiste em demonstrar as duas fundações da noção de competência na educação brasileira – dos anos 1970 à reforma Temer – a partir da análise crítica do tecnicismo pedagógico e da Economia da Educação. Conclui-se que as duas fundações foram motivadas por uma agenda capitalista global que restitui no tempo presente, do ponto de vista educacional, uma pedagogia do passado.

https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8663972
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