Banner Portal
v. 24 (2024): Publicação Contínua
Publicação Contínua

Artigos

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Ana Paula Aires Rodrigues, Crislaine Aparecida Pita, Suzane Meneses Caetano
e024003
Programa Future-se: ou como fazer a educação superior pública andar para trás
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8661345
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8661345
Talita Bordignon, José Claudinei Lombardi
e024004
O ensino da história das ideias pedagógicas no Brasil na disciplina História da Educação: a importância da pedagogia histórico-crítica na formação de professores
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674132
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674132
Antônio Carlos Maciel, Mara Regina Martins Jacomeli, Cintia Adélia da Silva
e024005
Educação integral: ruídos analógicos em tempos digitais
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674199
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674199
Gabriel José Inácio Khalil, Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Elizandra Garcia da Silva, Marcelo Paula de Melo
e024006
“Educação Física cuida do corpo e ‘mente’” de João Paulo Subirá Medina no movimento renovador e a difícil tarefa de semear no deserto
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664467
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664467
José Bittencourt da Silva, Michelle Costa Tapajós, Karen Tavares Clarindo
e024007
O subsistema de educação para o desenvolvimento sustentável em Belém do Pará: processos e aspectos conjunturais (1993-1996)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8670111
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8670111
Vladmir Luis da Silva
e024008
Breves notas sobre uma pedagogia marxista
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8663984
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8663984
Júlio César Apolinário Maia
e024009
Fundamentos da educação em debate: o problema da relação entre “discurso pós-moderno” e neoliberalismo
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674263
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674263
Rosiene Silva de Araújo, Nelson Vieira da Silva Meirelles
e024010
Ensino médio integrado e gestão democrática: o conselho escolar como laboratório de cidadania
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8666651
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8666651
Mônica de Almeida Duarte
e024011
Uma vida por trás da teoria Histórico-Cultural: Lev Semionovitch Vigotski
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673785
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673785
Vanderlei Amboni
e024012
Concepção de homem, trabalho, cultura e educação em Álvaro Vieira Pinto
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674005
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674005
Pedro Henrique Prado da Silva, Nádia Bueno Rezende
e024013
História da educação de Minas Gerais: os estudos sobre a escolarização no sertão mineiro nas revistas especializadas (1880-1945)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673753
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673753
Felismina João Baptista Vantitia, Isabel Castilho Palhano, Hemili Taynara Maruim, Rosiane Machado da Silva, Regiane Hartmann Garcia
e024014
Convergências da mulher brasileira e da moçambicana no trabalho (1990- 1999)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673557
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673557
Rubens de Sousa Bravalheri, Marynelma Camargo Garanhani
e024015
Influências de estudos da Itália na criação dos campos de experiência(s) da educação infantil no Brasil: uma análise conceitual
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674271
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674271
Damaris da Costa Alcídia Melgaço, Luis Ronaldo dos Santos, Dimitri Augusto da Cunha Toledo
e024016
Trabalho & cinema: correlações culturais na análise fílmica de “7 prisioneiros”
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674334
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674334
Géssica Priscila Ramos
e024017
A criação dos grupos escolares no contexto da República: uma análise a partir do Estado de São Paulo (1893-1920)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674315
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674315
Mauricéia Ananias, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Itacyara Viana Miranda
e024018
Histórias das/os trabalhadoras/es da instrução pública primária: os/as professoras/es de primeiras letras na Província da Parahyba do Norte/Brasil (1858-1864)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674125
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674125
Fernando Porfirio
e024019
Modernismo africano: questões, problemas e desafios para o ensino de história das artes africanas no contexto brasileiro
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673979
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673979
Julia Eduarda Schmidt, Eliane Brunetto Pertile
e024020
Estudantes com transtorno do espectro autista: contribuições da teoria histórico-cultural para o trabalho educativo
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674180
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674180
Lucia Terezinha Zanato Tureck, Luzia Alves da Silva
e024021
Apontamentos sobre a relação da educação com a concepção biopsicossocial da deficiência
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674192
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674192
Eliane Mimesse Prado
e024022
A nacionalização da infância na cidade de São Paulo (1889-1909)
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664448
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8664448
Fernando Bonadia de Oliveira
e024023
As duas fundações da noção de competência: economicismo e educação no Brasil
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8663972
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8663972
Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Anita Helena Schleseneer, Izaias Costa Filho
e024024
Formação docente em contexto neoliberal: notas para os necessários enfrentamentos políticos
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673873
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673873
Leandro Silva de Paula
e024025
As contribuições dos alunos farmacêuticos de Ouro Preto ao Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia em Goiás de 1980
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8670260
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8670260
Solange Regina Leoni, Carlos Bauer
e024026
O SINTEP/MT nas páginas da história da educação brasileira
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673848
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673848
Germán Hours, Eliana Lescano
e024027
O discurso pedagógico e a democratização da educação: um olhar na perspectiva de Pierre Bourdieu
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8676027
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8676027
Mercedes Blanchard Giménez, Dolores Muzás Rubio
e024028
Desafios na formação de professores universitários
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674718
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8674718

Resenha

João Paulo dos Passos-Santos, Carlos Herold Júnior
e024001
História do autismo na Viena Nazista de Hans Asperger: da educação curativa à eutanásia infantil
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8668131
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8668131
Eliane da Silva Lima, Jôsy de Souza Paixão Oliveira
e024002
Herbart: instrução educativa
https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8666936
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8666936